top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cemig anuncia novos investimentos em projetos esportivos, de proteção à infância e apoio ao idoso

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A Cemig abriu novas chamadas públicas para selecionar projetos sociais que receberão apoio da companhia nos próximos dois anos.
Os editais contemplam iniciativas nas áreas de esporte, proteção à infância e adolescência e atenção à pessoa idosa, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento social em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma PROSAS, disponível no site da empresa, até 13 de julho de 2026.
Os editais terão um cronograma contínuo de seleção, com liberação de recursos de forma trimestral até o encerramento do prazo.
A primeira escolha de projetos está prevista ainda para 2025, e outras três seleções ocorrerão em 2026.
Para o primeiro aporte financeiro, as inscrições deverão ser realizadas até 17 de novembro de 2025, valendo para todas as modalidades de projetos.
Para participar, os projetos esportivos precisam estar aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte. Já as iniciativas voltadas às crianças e adolescentes devem ter aprovação dos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional da Criança e do Adolescente, e os projetos voltados aos idosos precisam estar registrados junto aos respectivos Conselhos do Idoso. Cada proposta deve ser cadastrada apenas uma vez durante a vigência do edital, e a Cemig realizará aportes financeiros conforme a avaliação e classificação das propostas nas etapas de seleção.
A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou o compromisso da companhia com o investimento social. “Todos os anos, a Cemig lança editais que fomentam cidadania e desenvolvimento social.
Nosso propósito é ampliar o alcance dos investimentos em todas as regiões do estado, valorizando iniciativas transformadoras e contribuindo para melhorar a vida das comunidades onde atuamos”, afirmou.
No campo esportivo, a Cemig vai avaliar e selecionar projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, apoiando manifestações como desporto educacional, social, de rendimento, formação, participação e lazer.
O foco é promover transformação e impacto social duradouro, incentivando o desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades.
Já a chamada pública do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) tem como meta selecionar projetos de atendimento direto, apoio sociofamiliar e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Terão prioridade iniciativas que estimulem empreendedorismo, desempenho escolar, geração de renda, empregabilidade e protagonismo juvenil, além de ações voltadas à educação financeira e à inserção no mercado de trabalho.
Por fim, o edital voltado à população idosa busca selecionar projetos assistenciais e de fortalecimento da rede de apoio ao idoso em Minas Gerais. Serão priorizadas propostas que viabilizem a estruturação dos Fundos Municipais e Estadual do Idoso, bem como aquelas que incentivem empreendedorismo, diversidade, saúde, cultura, geração de renda e inclusão digital, ampliando as oportunidades e o bem-estar dessa parcela da população.

Gazeta de Varginha

bottom of page