top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024

  • gazetadevarginhasi
  • 21 de jan.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está colhendo os frutos do maior investimento já realizado em sua história. Em 2024, a empresa alcançou uma redução de aproximadamente 2,5 horas no índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), um dos principais indicadores do setor elétrico nacional. Isso representa uma queda de 14% na quantidade de interrupções e de 13% no tempo necessário para restabelecer o serviço.
Com um aporte de mais de R$ 4,5 bilhões no último ano, a Cemig ampliou e modernizou sua rede de distribuição em 774 municípios mineiros. Foram construídos mais de mil quilômetros de linhas de alta tensão, nove mil quilômetros de redes de média tensão e entregues 30 novas subestações em todo o estado.
Um dos destaques do investimento foi a instalação de 2,7 mil religadores automáticos na rede elétrica. Esses dispositivos identificam rapidamente pontos de falha, como quedas de árvores, isolando o trecho afetado e normalizando o fornecimento para os demais clientes.
“Esses equipamentos auxiliam na identificação rápida do ponto afetado em caso de incidentes, como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Esses dispositivos isolam automaticamente a área danificada, normalizando o fornecimento de energia para a maioria dos clientes que não estão no trecho afetado”, explica Alisson Chagas, superintendente de Operação da Distribuição da Cemig.
A companhia também reforçou as operações para enfrentar o período chuvoso, que em Minas Gerais ocorre entre outubro e março. Apenas de outubro à primeira semana de janeiro, o Centro de Meteorologia da Cemig registrou mais de 940 mil raios no estado.
Foram investidos mais de R$ 300 milhões em ações como poda de 730 mil árvores, limpeza de faixas de servidão e inspeção de 140 mil quilômetros de redes elétricas.
Para situações de emergência, a Cemig pode mobilizar até 8,5 mil profissionais, ampliando seu contingente de campo de 2,8 mil colaboradores em dias normais para atender as ocorrências com agilidade.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page