CEO da IA diz que a tecnologia está "se movendo muito rapidamente" e pode em breve substituir mais empregos
Elisa Ribeiro
18 de set.
2 min de leitura
CNN
O CEO da Anthropic, Dario Amodei, reforçou seu alerta de que a inteligência artificial pode em breve causar desemprego em massa, mesmo que os recursos atuais da tecnologia estejam aquém de muitas previsões.
Amodei, que dirige um dos principais laboratórios de IA do mundo, alertou que a tecnologia está avançando "muito rapidamente" e já começou a substituir empregos no AI+ DC Summit da Axios na quarta-feira.
“Isso já está acontecendo”, disse Amodei.
Os comentários de Amodei surgem em um momento em que dados recentes apontam para um mercado de trabalho que está se enfraquecendo mais rápido do que o esperado. A taxa de desemprego atingiu a maior alta em três anos no mês passado, e a economia está criando relativamente poucos empregos em comparação com os últimos anos. No entanto, não está claro se a desaceleração do mercado de trabalho está relacionada à tecnologia de IA.Em muitos casos, a IA continua sendo mais uma promessa do que um retorno atual. A Apple, por exemplo, descobriu que a assistente Siri, com tecnologia de IA, não atendia aos seus padrões de qualidade e, em vários casos, o uso de chatbots de IA foi associado a crises de saúde mental .
Esta não é a primeira vez que Amodei alerta sobre o potencial da IA para eliminar empregos. Em maio, Amodei alertou que as ferramentas de IA que a Anthropic e outras empresas estão desenvolvendo com afinco poderiam eliminar metade dos empregos de nível básico e de colarinho branco, elevando o desemprego para até 20% nos próximos um a cinco anos.
"Quando uma exponencial se move muito rápido, não dá para ter certeza. Isso pode acontecer mais rápido do que eu imagino, pode acontecer mais devagar do que eu imagino, ou algo muito diferente pode acontecer", disse Amodei na quarta-feira.
“Mas acho que é tão provável que isso aconteça que sentimos a necessidade de alertar o mundo sobre isso”, acrescentou.Fonte: CNN
Comentários