top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cerimônia de posse no TSE reúne Lula, STF e lideranças políticas em Brasília

  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Cerimônia de posse no TSE reúne Lula, STF e lideranças políticas em Brasília
Divulgação
Nunes Marques assume presidência do TSE e destaca combate às fake news e uso irregular de IA.

O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, participou na noite desta terça-feira (12) da cerimônia de posse dos ministros Nunes Marques e André Mendonça como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente.

A solenidade contou ainda com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Os novos dirigentes da Corte Eleitoral irão comandar o TSE pelos próximos dois anos.

Durante o primeiro discurso à frente do tribunal, Nunes Marques destacou que a principal missão da Justiça Eleitoral é garantir eleições transparentes, seguras e democráticas. Segundo ele, um dos grandes desafios da nova gestão será o enfrentamento das fake news e o uso inadequado da inteligência artificial durante o processo eleitoral.

“Devemos estar atentos às novas tecnologias, que, quando mal usadas, podem representar ameaças ao nosso processo democrático”, afirmou o ministro.

O magistrado ressaltou ainda que houve um crescimento significativo no uso de ferramentas de inteligência artificial e reforçou a necessidade de monitoramento constante para evitar abusos capazes de interferir nas eleições.

A cerimônia também marcou a despedida da ministra Cármen Lúcia da presidência do TSE. Em seu pronunciamento, ela reafirmou o compromisso com a democracia e defendeu maior participação feminina nos espaços de poder.

“Somos igualmente patriotas e queremos estar ao lado e participar do que pode trazer algum benefício à sociedade. Continuarei sempre ao lado da Justiça Eleitoral”, declarou.

Também participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; além de ministros do STF, integrantes do TSE, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), parlamentares e membros das Forças Armadas.

Natural de Teresina, Nunes Marques tem 53 anos e integra o STF desde 2020, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello.

Já André Mendonça, também indicado por Bolsonaro ao Supremo, assumiu cadeira na Corte em 2021. Natural de Santos, ele já atuou como ministro da Justiça e Segurança Pública e chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).
Fonte: Informações Senado

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page