Chuvas reduzem estoques e Hemominas faz apelo urgente por doadores
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Hemominas faz apelo urgente por doação de sangue após chuvas na Zona da Mata.
A Fundação Hemominas convocou, em caráter de urgência, a população mineira para doar sangue diante das fortes chuvas que atingem Juiz de Fora e outros municípios da Zona da Mata. O desastre já deixou mortos e desaparecidos e comprometeu o deslocamento de doadores e servidores, impactando os estoques de sangue.
Segundo a fundação, o volume atípico de chuvas reduziu o comparecimento às unidades, colocando os estoques em nível de alerta. A manutenção das bolsas é essencial para atendimentos de urgência e emergência, além de pacientes que dependem de transfusões contínuas em todo o estado.
As doações podem ser realizadas em qualquer unidade da Hemominas. Os endereços, horários de atendimento e contatos estão disponíveis no site oficial da instituição.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios básicos:
Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados ou apresentar autorização formal; a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos);
Peso: mínimo de 50 quilos;
Saúde: estar em boas condições gerais; em caso de gripe ou resfriado, aguardar 10 dias após a recuperação;
Documentação: apresentar documento oficial original com foto e CPF.
Orientações para o dia da doação
Não estar em jejum;
Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar três horas e evitar alimentos gordurosos;
Ter dormido bem na noite anterior;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.






Comentários