top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

CNA abre inscrições para prêmio que valoriza produção artesanal

  • gazetadevarginhasi
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura
CNA abre inscrições para prêmio que valoriza produção artesanal
Divulgação
Produtores de azeite, cachaça e doce de leite têm até 30 de abril para se inscrever no Prêmio Brasil Artesanal.

Produtores de azeite, cachaça e doce de leite podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar do Prêmio Brasil Artesanal (PBA), concurso promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de avaliar, valorizar e incentivar a produção artesanal no país. Nesta edição, pela primeira vez, produtores de doce de leite — sobremesa tradicional da culinária mineira — poderão concorrer no certame.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está entre as instituições apoiadoras do concurso. Também participam da organização do Concurso de Azeite de Oliva a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Sebrae, responsáveis pela elaboração do edital.

Além da organização, as instituições envolvidas contribuem com conhecimento técnico e científico para a avaliação dos produtos e para o aprimoramento da produção artesanal nacional.

“Como empresa pioneira nas pesquisas com a cultura da oliveira, a Epamig atua de forma consistente em todas as etapas do cultivo e, por meio do concurso, pode atestar, em mais uma edição, a qualidade dos azeites nacionais. A iniciativa permite que a sociedade tenha acesso a informações sobre a qualidade desses produtos e representa um importante apoio aos produtores, que passam a ter suas marcas associadas a um concurso que conta com a participação de instituições de referência no país”, destaca o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Luiz Fernando.

O Prêmio Brasil Artesanal tem como objetivo estimular a profissionalização das atividades de pequenos e médios produtores rurais, promover a melhoria contínua dos processos produtivos e agregar valor aos alimentos comercializados no mercado.

Inscrições e envio de amostras
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de abril. O envio das amostras poderá ser feito até 15 de maio. Os produtos inscritos passarão por avaliação de um júri técnico, análise da história do produto, votação do júri popular e, por fim, a etapa de premiação.

Cada produtor poderá inscrever um produto por categoria, nas modalidades blend ou monovarietal. Todos os concursos do Prêmio Brasil Artesanal oferecem certificados, premiação em dinheiro e divulgação nos canais digitais e redes sociais do Sistema CNA/Senar.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do concurso: link do site oficial: https://www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page