Cohab Minas lança o Programa Casa em Dia para regularizar débitos de mais de 15 mil famílias
gazetadevarginhasi
há 2 horas
2 min de leitura
Reprodução
A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) lançou o Programa Casa em Dia, que permitirá a regularização de débitos habitacionais de mais de 15 mil famílias em todo o estado. O anúncio ocorreu durante o 1º Encontro Estadual Cohab Mais Perto, na Cidade Administrativa, reunindo mais de 400 prefeitos e correspondentes municipais.
O programa, que começa em fevereiro, possibilita renegociação de dívidas de financiamento habitacional sem juros e multas, com pagamento facilitado, inclusive para contratos judicializados. A iniciativa visa reduzir a inadimplência e oferecer mais segurança e tranquilidade às famílias.
O evento contou com a presença do presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino; do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro; do subsecretário Eduardo Quintanilha; além de prefeitos e autoridades. Houve ainda apresentação da banda da Polícia Penal de Minas Gerais.
Márcio Bernardino destacou a importância de levar os serviços públicos aos municípios. “O Casa em Dia representa o esforço contínuo da Cohab para regularizar os passivos das famílias. É nos municípios que a vida das pessoas acontece, e é ali que precisamos estar presentes”, afirmou.
O secretário Marcelo Aro ressaltou o papel do Estado na superação dos desafios habitacionais. “Não podemos admitir que, no século 21, ainda existam pessoas sem moradia adequada ou impossibilitadas de regularizar seus débitos. A Cohab tem papel fundamental nesse processo”, disse.
Como funciona o Casa em Dia
O programa elimina juros e multas das parcelas em atraso, permite o refinanciamento do saldo devedor e unifica os pagamentos em um único boleto mensal. As parcelas vencidas têm seus encargos excluídos, e o valor principal é incorporado ao saldo remanescente, redistribuído nas parcelas futuras, simplificando a regularização.
Ampliação do Cohab Mais Perto
Oito prefeituras assinaram o Termo de Cooperação Técnica (TCT) para adesão ao programa, que passa a contar com 441 municípios e 698 correspondentes municipais, servidores que atendem diretamente os mutuários. O prefeito de Toledo, Zildo Alexandro, afirmou: “O Cohab Mais Perto facilita a vida das pessoas. Atendemos os mutuários diretamente na prefeitura, entendendo cada realidade e auxiliando na renegociação das dívidas”.
Regularização fundiária
A Cohab Minas também se consolida na Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com mais de 10 mil títulos entregues em 160 municípios e outros 30 mil em andamento em cerca de 200 cidades. Segundo Quintanilha, a atuação da companhia permite diversificar entregas e viabilizar milhares de títulos de propriedade nos municípios.
O encontro premiou boas práticas municipais e incluiu painel institucional, apresentação de programas e relatos de experiências, como a atuação da Cohab em Itacarambi após o terremoto de 2007.
Comentários