top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Colheita de café começa mais cedo com expectativa de aumento na produção local

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução

No Sul de Minas, a colheita do café começou mais cedo neste ano. O amadurecimento antecipado dos grãos motivou produtores a iniciarem os trabalhos antes do período habitual, que costuma se intensificar na segunda quinzena de maio. Em algumas propriedades, como a do cafeicultor José Carlos Mendonça, em São Sebastião do Paraíso (MG), a colheita teve início ainda em abril. Até o momento, cerca de 20% dos 10 mil pés de café da fazenda já foram colhidos.
“Algumas quadras tiveram menor produção por conta da seca forte do ano passado. Por isso, optamos por adiantar a colheita e aproveitar que, nesse momento, a mão de obra está mais em conta”, explicou Mendonça. Apesar da queda em algumas áreas, ele espera um crescimento de 30% na produção em relação à safra anterior. “Está correndo tudo bem. Se Deus quiser, no próximo ano será ainda melhor”, completou.
Em outra propriedade da região, o produtor Carlos Alberto Ferreira também já iniciou a colheita de forma manual. A estratégia, segundo ele, é colher pequenas quantidades para avaliar a maturação dos grãos antes de ampliar a operação. “Temos café seco, maduro e verde. A quantidade de grãos verdes é o que determina o momento ideal para começar a colheita em maior escala”, explicou. A expectativa de Carlos é colher 1,6 mil sacas neste ano, o dobro de 2024. A lavoura, de 80 hectares, passa por um processo de renovação após os impactos da seca anterior.
Segundo o engenheiro agrônomo Ramiro Machado Rezende, diversos fatores influenciam na maturação dos grãos, como clima e altitude. “Em regiões mais altas e frias, a maturação tende a ser mais uniforme e tardia. Já nas áreas mais quentes, até mesmo dentro do Sul de Minas, esse processo se acelera”, detalhou. Ele também explicou que a variedade do grão impacta no ritmo de maturação. Enquanto cultivares como mundo novo, acaiá e catucaí amadurecem mais cedo, variedades como o arara, que tem ganhado espaço na região, exigem mais tempo até o ponto ideal de colheita.
Levantamento da EPTV Sul de Minas confirma que a colheita já começou na maior parte das regiões produtoras do Sul de Minas. Apenas a região da Mantiqueira deve iniciar os trabalhos entre o fim de maio e o início de junho. A colheita no estado deve se estender até setembro.
Apesar da antecipação, a safra mineira de 2025 deverá ser menor. Em 2024, o estado colheu 28,1 milhões de sacas de café, sendo que Sul e Centro-Oeste representaram 48% desse volume. A projeção para este ano é de queda de 11,7%, com estimativa de 24,8 milhões de sacas colhidas. Mesmo ampliando sua participação para 46,8% do total, essas duas regiões devem colher quase 2 milhões de sacas a menos que na safra anterior.
Fonte: G1

Gazeta de Varginha

bottom of page