top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 24/11/2023


LOCALIZAÇÃO



Diz o dicionário que localização é:
1- ato ou efeito de localizar-se;
2- Condição do que está localizado;
3- determinação das coordenadas de um local.

Em economia responsável, localizar significa: tornar local, ou antes, valorizar o que é local. Assim, pensar em localização quando se vai às compras – e estamos chegando a época em que elas se multiplicam exponencialmente - é pensar em como podemos fazer o dinheiro que gastamos contribuir para uma melhor distribuição de renda e a sustentabilidade da economia em nossa cidade.

E note bem: comprar local, não é ir na loja local de uma grande cadeia de magazines, porque aí você vai estar mandando seu dinheiro para fora da cidade do mesmo jeito. Comprar do comércio local significa dar preferência ao pequeno comerciante, ao artesão, às pessoas que você conhece, seu vizinho, a amiga de seu amigo... Ao fazer o dinheiro ficar na cidade onde você mora, você indiretamente favorece a si próprio, já que uma cidade com economia saudável oferece mais qualidade de vida aos seus habitantes.

Outro aspecto Importante dessa valorização do comércio local é que ajuda a reduzir a emissão de carbono, já que há menos distâncias percorridas no transporte de mercadorias, menos caminhões liberando CO2 na atmosfera e menos embalagens plásticas descartadas.

Fortalecer a economia local torna a cidade mais independente e, consequentemente, menos sujeita às variações de fornecimento e de mercado.
Sem falar na originalidade dos produtos que podem refletir a cultura da região e não seguir a padronização globalizada imposta por grandes marcas.
Portanto, neste fim de ano, eu convido você a começar esse novo hábito: comprar do local.

Em dezembro teremos várias feiras de produtos e presentes de empreendedores da cidade:
- Festival Elas Fazem - acontece no dia 2 de dezembro, a partir de 11h no Lions clube.
- Feira de artesanato natalina dos artesãos de Varginha - No salão nobre do VTC do dia 19 ao dia 23 de dezembro.
- E há ainda as feiras de instituições filantrópicas como FUVAE, Bem-te-vi, Vida viva. E a feira de arteterapia, que acontece lá no Bairro Rezende.
Fique atento aos meios de divulgação da cidade para saber mais detalhes.
Vem comigo praticar a localização?

* Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.



Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG

Contato: evolucao@uai.com.br


Commenti


bottom of page