Coluna Arte e Cultura em Ação - 15/05/2025
- gazetadevarginhasi
- há 2 horas
- 3 min de leitura

A VEZ DE TODOS E A VOZ DE CADA UM
Num momento de transformações CULTURAIS em muitos aspectos como: as Leis de Incentivo à Cultura, inclusão, acessibilidade e implementações de mecanismos que cheguem a todos os trabalhadores da cultura e promotores culturais, é muito importante mostrar que uma quantidade expressiva de projetos vem sendo desenvolvida e devolvida à sociedade, afinal, são verbas públicas e merecem a devida atenção e responsabilidade.
Dia 09 de maio de 2025, às 19h, no auditório do Conservatório Estadual de Música de Varginha, aconteceu a primeira exibição pública do documentário "A Vez de Todos e a Voz de Cada Um".
Leandro Damásio, músico, compositor, produtor cultural e criador de conteúdo, conselheiro atuante no meio cultural varginhense explicou que – “A Vez de Todos e a Voz de Cada Um” é um documentário em curta-metragem que aborda depoimentos de artistas, agentes culturais e gestores públicos que se envolveram com a implementação da Lei Paulo Gustavo nos municípios de Varginha, Três Corações, Lambari e Santana da Vargem para retratar as motivações, obstáculos, soluções, contradições, conflitos e conquistas da sociedade civil a partir dos esforços de implementar as diretrizes de democratização, desconcentração e descentralização dos recursos e produtos culturais expressos na redação da Lei Paulo Gustavo.”
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, em uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Varginha.
Depois da exibição, aconteceu uma roda de conversa, onde questionamentos foram levantados e discutidos entre a equipe do projeto e o público presente.
A equipe é de primeira e, eu sinto-me honrada em ter sido uma das pessoas, na área cultural, a ser ouvida e entrevistada.
EQUIPE TÉCNICA:
Rachel Mitidiere – Roteirista
Líbia Tavares – Direção de Arte
Flávia Lopes – Entrevistas
Simão Domingos – Produção/Produtora Cavalo Brilhante)
Leandro Damásio – Direção Geral
Vale ressaltar a relevância do documentário que tem como premissa esclarecer, informar e mostrar o que são as Leis de Incentivo Cultural, como devem ocorrer suas aplicabilidades, e que todos os protagonistas da ARTE/CULTURA podem e devem ter acesso a elas, por meio de apresentações de projetos e execução de produtos culturais de qualidade a serem oferecidos à população e que, para isso acontecer, é preciso ter a atuação do poder público em sintonia com os artistas.
A função primordial da ARTE é reflexionar sobre a sociedade, fazendo questionamentos e promovendo, assim, melhor qualidade de vida, portanto ultrapassa as esferas da estética, do visual e das expressões comunicativas e emocionais.
Tenho acompanhado muitos projetos e divulgado, por meio dessa COLUNA CULTURAL, que está aberta a todos os artistas e produtores da ARTE e da CULTURA, dentro e fora do município de Varginha.
É sempre uma alegria poder acreditar que o mundo ainda é palco de muitas transformações e esperanças, por meio das expressões artísticas e culturais.
Ter o discernimento que não podemos colocar todos no mesmo caldeirão e fechar a tampa, afinal um grupo seleto de produtores e artistas ainda desenvolvem, com consciência e excelência, um cenário rico, colorido e repleto de apresentações tradicionais e populares que enobrecem a nossa classe que, apesar de muitos considerarem desunida, ela apenas se divide em dois grupos – aqueles que realmente fazem e aqueles que, supostamente, fazem.
A VEZ DE TODOS E A VOZ DE CADA UM é um projeto que pertence ao grupo dos que fazem.
