Coluna: Cultura em Foco com Vanderson Lopes -23/07/26
- 23 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.
Segundo semestre cheio de atrações
Varginha ferve com um cenário cultural vibrante, que reúne as artes plásticas de nossa feira de artesanato, a expressão corporal e a dança, o drama e a emoção nos palcos do Theatro Capitólio, e a magia do cinema na cidade. Musicalmente nossa cidade destaca-se também na diversidade rítmica e de estilos oferecendo à população opções variadas de “roles” em diversos gêneros e lugares . Além de toda essa diversidade, a cidade pulsa com a energia dos pontos de cultura, como o Ponto de Cultura MAZ, o INECAP e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Serrinha, que fortalecem nossa identidade local.
Aqui estão os destaques desta semana:
Na sexta-feira, dia 24 de julho, às 15 horas, o Museu Municipal de Varginha recebe o projeto "Uma Voz e o Violão", com a apresentação de Lalá Seresteiro.
Ainda na sexta-feira, a banda Guns Brazil se apresenta no Help Pub.
No sábado, dia 25, a banda Pop'z se apresenta no Help Pub.
E no domingo, dia 26, às 10h30, tem a apresentação da Filarmônica de Varginha no Theatro Capitólio, com o quinto concerto da temporada "Mulheres Brasileiras 2026".
Depois, das 14 horas às 18 horas, acontece a 3ª Tardezinha do ET no Mirante do ET, com apresentações de violeiros, lutheria e o show da banda Evil Zé.
Então programe-se

O Hospital Bom Pastor realiza, de 27 a 31 de julho, em Varginha, o Arraiá HBP. Promovido pela diretoria da instituição, o evento visa estimular a confraternização e proporcionar momentos de acolhimento entre os colaboradores.
A programação conta com um cardápio junino oferecido no refeitório durante o café: pipoca na segunda e terça-feira (27 e 28/07), canjica na quarta e quinta-feira (29 e 30/07) e bolo no encerramento, na sexta-feira (31/07).

Patrimônio e Tradição em Destaque!
A nossa região tem motivos de sobra para comemorar! Pelo sexto ano consecutivo, Varginha conquista o topo do ranking no programa ICMS Patrimônio Cultural, garantindo a 1ª colocação entre as cidades do Sul e Sudoeste de Minas com 25,51 pontos
Esse reconhecimento consagra o empenho e o investimento contínuo na preservação da nossa história, das nossas tradições e do nosso patrimônio imaterial — valorizando ícones da nossa cultura como as Folias de Reis, a Capoeira local e os prédios históricos como o Theatro Municipal Capitólio. É a nossa identidade cultural brilhando e sendo reconhecida mais uma vez!

Rock Julino movimenta o Doquinhas Bar neste sábado
Misturando o clima festivo do mês com o bom e velho rock and roll, o Doquinhas Bar promove neste sábado (25 de julho) o evento "ROCK JULINO". A programação musical promete agitadas apresentações ao vivo com a banda Rocksauro e o músico André Coli, que trarão um repertório recheado de clássicos do gênero.
Além das atrações musicais, o público poderá aproveitar um cardápio especial que une comidas típicas da época, espetinhos e porções variadas, acompanhados de cerveja trincando, Chopp Krug e drinks diversos. O espaço conta ainda com estrutura aconchegante e mesas de sinuca para o lazer dos frequentadores.
Serviço:
Evento: Rock Julino
Data: Sábado, 25 de julho
Horário: A partir das 21h
Local: Doquinhas Bar
Atrações: Banda Rocksauro e André Coli

Dica do Vandão
Fique de olho: há denúncias de venda ilegal de ingressos da Feira da Paz, aqueles trocados por meio de doações. Para evitar prejuízos e apoiar a solidariedade, compre ou troque seus ingressos apenas nos postos oficiais autorizados.
A 30ª Feira da Paz acontece de 31 de julho a 2 de agosto no Centro de Eventos Mauro Brito. Na sexta-feira, dia 31, a festa começa às 20 horas, com show da dupla Matheus & Kauan à meia-noite. No sábado, dia 1º de agosto, o cantor Zé Felipe se apresenta também à meia-noite. E no domingo, dia 2, o pagodeiro Dilsinho fecha o evento às 19 horas









Comentários