top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna de Minas Gerais - 24/07/2023



É oficial: BH, a capital dos botecos

O Censo 2022, recém-divulgado pelo IBGE, também permite tornar oficial um título há muito reconhecido: Belo Horizonte é a capital com a maior oferta de bares do país. Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes comparou os dados de população do Censo com o número de estabelecimentos ativos na base da Receita Federal. BH desponta na liderança, com 178 bares a cada 100 mil habitantes, bem à frente da segunda colocada, Florianópolis, com 150 bares a cada 100 mil moradores, e muito à frente da cidade do Rio de Janeiro (8ª colocada, 99 bares por 100 mil habitantes) e da cidade de São Paulo (14ª colocada, 78 bares a cada 100 mil). (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

CPF de alunos passa a ser obrigatório

A Prefeitura de Uberlândia anunciou nesta semana que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de alunos matriculados ou que pretendam ingressar na rede municipal de ensino passará a ser uma exigência para as matrículas realizadas em 2024. A presença do documento na ficha cadastral dos estudantes é uma determinação do Censo Escolar, do Ministério da Educação (MEC), e vale para todo o país. A medida engloba escolas municipais de Uberlândia e as unidades administradas pelas organizações da sociedade civil. Cada inscrição no Cadastro da Pessoa Física é única e intransferível. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Empresa de limpeza acorda repasse

A 4ª Vara Cível de Uberaba homologou acordo em que a prestadora do serviço de limpeza urbana à Prefeitura de Uberaba, entre 2012 e 2018, se comprometeu a repassar R$ 4.322.490,80 aos cofres públicos. Com a interveniência do Município, o Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) homologado pela Justiça foi firmado em março pela parte perante a 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba. O Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais, em sessão no dia 19 de junho, também aprovou o ANPC, agora homologado. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Rampa de Voo Livre será atrativo

A Rampa de Voo Livre, localizada no alto da Serra de São Domingos, está prestes a ganhar uma nova vida. A concessionária do turismo, Citur, está empenhada na completa revitalização do local, que se tornará um dos principais atrativos turísticos da região. Com previsão de conclusão para o final deste ano, o projeto promete modernizar e potencializar ainda mais o setor turístico local. O prefeito Sérgio Azevedo esteve no local e fez uma postagem em suas redes sociais destacando o trabalho de revitalização que está sendo feito. A iniciativa da Citur tem como objetivo tornar a Rampa de Voo Livre um espaço diversificado e acolhedor para receber tanto os amantes do voo livre quanto os turistas. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Armazéns investe R$ 60 mi em Patrocínio

O Armazéns Gerais Leste de Minas (AGLM) anuncia a ampliação do armazém em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, uma das regiões brasileiras referência na produção de café. A obra de ampliação envolve a construção de um galpão para armazenamento, área de descargas à granel com tombador de carretas e silos para o recebimento de 6 mil sacas. Antes dessa obra, a capacidade de armazenamento da unidade era de 200 mil sacas de café, agora passará para 600 mil sacas. Com isso será possível receber um maior volume diário de café, com ganhos de produtividade e qualidade dos serviços. (Cidade Conecta – Belo Horizonte)

Guarda de Timóteo vai representar Minas

A Guarda de Moçambique de Timóteo, importante grupo de Congado que há muitos anos têm encantado com o som de seus tambores no Vale do Aço, se organiza para ir à Bahia representar Minas Gerais em um encontro da manifestação cultural. O grupo é o único de Congado mineiro a ser convidado a participar do grande encontro 2023 da Chegança das Marujadas, da luta entre os Mouros e Cristão da Bahia, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto no município de Saubara na Bahia. E no dia 6 o grupo timoteense encerra suas atividades com chave de ouro, participando de uma celebração na tradicional Igreja do Rosário dos Pretos, em Salvador. (Diário do Aço – Ipatinga)

Piranga moderniza atendimento

Com o objetivo de agilizar os serviços, a Prefeitura de Piranga implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital. A implantação da ferramenta nas secretarias permitirá que os cidadãos solicitem 12 tipos de serviços de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de ir pessoalmente à prefeitura e imprimir papéis, seja para solicitar ou retirar o documento solicitado. Para o secretário da Fazenda, Marcos Domingues, a implantação da Aprova trará mais eficiência e permitir que o contribuinte protocole e acompanhe seus processos com mais comodidade. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Commenti


bottom of page