top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Minas Gerais - 10/08/2023




Poços recebe investimento de R$ 1 bilhão
O governador Romeu Zema assinou, nesta quarta, em Poços de Caldas, protocolo de intenções com a empresa australiana Meteoric Resources NL para a extração de terras raras em Minas Gerais. O investimento da empresa será superior a R$1 bilhão no projeto de extração de argila iônica. A expectativa é de geração de 700 empregos. O diretor executivo da Meteoric, Marcelo de Carvalho, se mostrou otimista com o projeto que pode ser referência no mundo. O prefeito Sérgio Azevedo elogiou o Governo de Minas por trabalhar próximo dos municípios para atrair investimentos e desenvolvimento para o Estado. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Guarda de Sapucaia apreende cerol
A Guarda Civil Municipal de Sapucaia realizou a apreensão de material cortante utilizado para empinar pipas. Popularmente conhecido como “Cerol” ou “Linha Chilena”, o material representa perigo para toda a população, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pelas cidades, além da própria pessoa que utiliza esses produtos. A Prefeitura de Sapucaia afirma que segue trabalhando para manter a segurança de toda a população e aqueles que descumprirem a previsão legal serão responsabilizados criminalmente. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)
Cooxupé conquista 1º lugar do ramo
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg em julho. O relatório traz informações econômicas e sociais do segmento com o ano base 2022. A publicação divide o cooperativismo mineiro em sete ramos, sendo eles: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Saúde; Transporte. De acordo com o anuário, a Cooxupé está em primeiro lugar entre as 20 maiores cooperativas de Minas Gerais, no ramo agropecuário, em todos os dados analisados: cooperados, empregados, ingressos/receitas totais, sobras antes das destinações, ativo total, patrimônio líquido e capital social. (Revista Midia Brasil – Guaxupé)
Vale recorre de decisão da paleotoca
A mineradora Vale recorreu da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que protege a área da paelotoca, localizada nos limites do Distrito Espeleológico Serra do Gandarela, em Caeté. Em 20 de junho, a juíza Grazziela Maria de Queiroz Franco Peixoto, da comarca de Caeté, proibiu a Vale, o Estado e o Município de Caeté de “qualquer medida que gere a destruição ou a deterioração da área”. A paleotoca é uma cavidade de 340 metros de comprimento. Acredita-se que tenha sido feita por preguiças-gigantes há, pelo menos, 10 mil anos. Até o momento, esta é a maior estrutura do tipo em Minas. (Jornal Opinião – Caeté)
Caratinga tem projeto sócio-esportivo
A Prefeitura de Caratinga iniciará neste mês de agosto o “Projeto Maluquinhos por Esporte”, que ofertará, de forma gratuita, as crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, escolinhas esportivas nos ginásios municipais Professor Armando Alves da Silva no bairro Limoeiro e Professor Raymundo Anselmo no bairro Anápolis. O projeto contará com iniciação esportiva nas modalidades de basquete, handebol, futsal e xadrez no sexo masculino e feminino, e para participar as crianças e adolescentes deverão estar matriculados na rede pública municipal e estadual de ensino. ( Diario de Caratinga – Caratinga)

Debate contra a violência doméstica
Em reunião realizada nesta semana com foco no “Agosto Lilás’, foram abordadas estratégias fundamentais para lidar, de maneira mais eficaz, com a questão da violência doméstica, visando à redução de casos. Foram debatidas, também, campanhas a serem planejadas em colaboração com a Administração Municipal de Formiga e o setor privado. Participaram do encontro as autoridades municipais, entre as quais os representantes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar. (O Pergaminho – Formiga)
Divinópolis combate febre maculosa
Um dos grandes problemas da saúde de Divinópolis no passado está de volta. A febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, retorna em 2023 com força total e preocupa as autoridades do município Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), já são 19 notificações, 3 casos e uma morte pela doença. Além disso, 16% dos registros do Estado foram contabilizados no município. Isso significa que um a cada seis casos foram confirmados na cidade. Oito possíveis casos estão sendo investigados. (Jornal Agora – Divinópolis)

Comments


bottom of page