top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Com aumento de 660% dos casos de dengue em um mês, cidade no sul de MG publica decreto de emergência em Saúde

Cidade saltou de 60 para 458 casos da doença em menos de um mês, com aumento de 663%.


Santana do Jacaré (MG) publicou um decreto de emergência em saúde pública devido aos casos de dengue. Em apenas um mês, o número de casos aumentou em mais de 660%. O decreto, que foi publicado pela prefeitura, tem validade de 180 dias.

Com aumento de 660% dos casos de dengue em um mês, Santana do Jacaré publica decreto de emergência em Saúde — Foto: Reprodução EPTV

No boletim epidemiológico do município do dia 22 de novembro, a cidade tinha 60 casos positivos. Mas um mês depois, esse número saltou para 458 casos, ou seja, um aumento de 663%.
O número de notificações também cresceu, passando de 101 para 951 nesse período.

Santana do Jacaré tem atualmente, segundo o Censo do IBGE, 4.834 moradores. Se levarmos em consideração a quantidade da população, dá para afirmar que o número de notificações corresponde a quase 20% dos habitantes do município.

"Essa alta se deve à criadouros que estão sendo identificados até hoje, apesar de já termos dois meses que estamos lutando contra a dengue, ainda estão sendo encontrado criadouros, muitas larvas, no interior das casas. Houve no começo, eu creio, uma omissão da parte dos agentes da dengue de não comunicar que estavam encontrando muitas casas fechadas, onde eles não podiam entrar e também da população, que não ajudava e até hoje não está ajudando no combate em casa", disse a secretaria de Saúde de Santana do Jacaré, Flavianni Aparecida Leocádio Ferreira.

Ainda conforme a secretária, os pacientes que precisam de internação são encaminhados para Campo Belo, já que a cidade não tem estrutura para isso.

"A dengue está bem forte. Eles estão ficando bem debilitados. Esporadicamente um ou outro fica internado na cidade vizinha, pois nós não temos internação aqui, nosso polo é Campo Belo, mas a maioria são tratados aqui, vão em Campo Belo para ter um diagnóstico mais apurado e depois voltam para ser tratados em casa", disse a secretária.

Com aumento de 660% dos casos de dengue em um mês, Santana do Jacaré publica decreto de emergência em Saúde — Foto: Reprodução EPTV

Ainda conforme ela, o decreto de emergência facilita para o município conseguir mais recursos no combate à doença.

"A facilidade, o decreto nos facilita a contratar mais médicos para a cidade, mais enfermeiros para atuar especificamente na dengue, eu vou conseguir contratar pessoas para ajudar na aplicação da UBV, que seria a bomba postal, que a gente está fazendo de casa em casa, em todas as casas da cidade, vou conseguir colocar agora, comprar o trabalho de hemogramas, que são exames feitos específicos para a dengue, conseguimos comprar o teste de dengue, o decreto nos facilita, nos abre mais leques para fazer as contratações que normalmente a gente não poderia fazer", completou a secretária de Saúde.

FONTE:G1

Комментарии


bottom of page