Congonhas registra terceiro vazamento em área de mineração em menos de uma semana
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
Divulgação
Congonhas confirma terceiro vazamento em mina em menos de cinco dias.
A cidade de Congonhas, na região central de Minas Gerais, confirmou na noite desta quinta-feira (28) o registro de um terceiro vazamento de água em áreas de mineração em menos de cinco dias. O novo incidente foi identificado no dique de Fraile, localizado na mina Casa de Pedra, pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Os dois vazamentos anteriores ocorreram no domingo (25) e na segunda-feira (27), ambos em áreas sob responsabilidade da mineradora Vale. O terceiro caso foi constatado durante ações de fiscalização realizadas pela prefeitura, que acompanhava os desdobramentos dos episódios anteriores.
Segundo o município, foi verificado “carreamento de resíduos por enxurrada, decorrentes de deficiências nos sistemas de drenagem das vias internas da mineradora”. Ainda de acordo com a administração municipal, o material foi direcionado ao Rio Maranhão, sem registro de rompimento de estruturas.
A prefeitura classificou o ocorrido como um dano ambiental moderado e informou que a CSN foi notificada para adotar as providências necessárias. Até a publicação desta matéria, a Companhia Siderúrgica Nacional não havia se manifestado sobre o caso.