Copasa avança com obras de ampliação de abastecimento de água em Pouso Alegre
gazetadevarginhasi
há 9 horas
2 min de leitura
Reprodução
A Copasa está em fase avançada nas obras de ampliação e melhoria do Sistema de Abastecimento de Água em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Com um investimento atualizado superior a R$ 69 milhões, a companhia já executou mais de 70% dos serviços previstos, com conclusão e início de operação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chapadão, com capacidade de 100 litros por segundo.
Além da nova ETA, já foram finalizadas ações importantes, como a implantação de mais de 23 mil metros de adutoras de água tratada e 1,6 mil metros de adutora de água bruta, ampliando a eficiência no transporte. A empresa também substituiu 4 mil metros de redes de distribuição, instalou novos reservatórios em pontos estratégicos e concluiu as interligações do Chapadão com os bairros Jardim Aeroporto, Morumbi, Jacarandá, Faisqueira, CDI, São João III e Santa Bárbara.
As frentes de trabalho continuam ativas em diversos bairros, com a implantação de novas adutoras, melhorias em unidades de bombeamento e, principalmente, a construção de sete novos reservatórios. Estes novos reservatórios vão acrescentar 6,2 milhões de litros à capacidade de armazenamento da cidade, que passará a totalizar 24,7 milhões de litros, um aumento superior a 33% em relação ao volume atual.
As obras da segunda ETA do Chapadão também estão em andamento e têm previsão de entrega em 2026. Quando finalizado, o sistema produtor terá sua capacidade aumentada de 80 litros por segundo para 300 litros por segundo, beneficiando diretamente cerca de 140 mil moradores. O projeto, que o gerente de Projetos da Copasa, Edval Fortes, classifica como uma "infraestrutura robusta" planejada para acompanhar o ritmo de crescimento da cidade, está previsto para ser concluído integralmente em abril de 2027.
O gerente regional, Joab Borges, e o superintendente de Operações, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, reforçaram que as intervenções representam um marco estratégico, garantindo que Pouso Alegre terá maior segurança hídrica, reservação reforçada e a garantia de água tratada com qualidade e regularidade para atender tanto a população quanto os novos empreendimentos que chegam ao município.
Comentários