top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Crossfit: conheça a modalidade e entenda o "boom" da prática esportiva


Academia de crossfit em Varginha (MG) — Foto: Reprodução/EPTV



O crossfit é uma prática esportiva que tem crescido no Brasil. Varginha (MG) é um desses exemplos de crescimento. A cidade do Sul de Minas conta com, pelo menos, quatro academias específicas. E novos praticantes têm procurado a modalidade dia após dia. Mas, afinal, o que é crossfit?

O esporte reúne levantamento de peso, movimentos ginásticos e exercícios aeróbicos (entenda cada um mais abaixo). Os treinos da modalidade agrupam movimentos dos três tipos durante as atividades, que são feitas em aulas realizadas em grupo.
- É uma atividade muito prazerosa, pois impõe desafio todos os dias, mas sempre com responsabilidade – explicou a profissional de educação física Sabrina Nery.

Como o treino é em grupo, um aluno motiva o outro, ajuda o outro. Há uma interação entre os alunos que é o que faz o esporte ser prazeroso para o praticante - completou.
Crossfit machuca?
Se você conhece algum praticante da modalidade já deve ter ouvido alguém perguntar a ele ou até mesmo já o questionou a respeito. A profissional destaca que a modalidade, ao contrário do que muitos dizem, é inclusiva e há adaptações para conter lesões.

- Antes de começar uma prática, qualquer que seja, é legal ter uma consulta médica para ver como está a aptidão física, quais restrições e adaptações que serão necessárias. O esporte possui um treino inclusivo, mas que é necessário estar ciente das adaptações que possam ser necessárias - disse.
- As lesões são multifatoriais [podem ocorrer por diversos fatores e em todos os esportes], mas a gente consegue reduzir muito esse risco com o treino adequado e adaptado para cada praticante – completou.

Por que o boom da modalidade?
O crossfit surgiu na década de 1990 nos EUA e chegou ao Brasil em 2009. O boom dele no país ou, pelo menos, em Varginha tem ocorrido nos últimos anos. Uma das explicações para isso, conforme o profissional de educação física João Neto, é o fato de a modalidade formar “uma comunidade”.
- Uma das questões que ajudam muito é a da "comunidade" . São aulas coletivas, isso já gera estímulo distinto das outras modalidades. Todo dia é um desafio novo, todo dia é uma etapa nova - falou.
A preocupação com a saúde é outra razão que tem feito a busca pela atividade física ter aumentado. Diego Braga, que é proprietário de uma academia da modalidade, destaca que o crossfit trabalha o mental dos praticantes e não só o físico.
- As pessoas começaram a entender que o cuidar da saúde vai muito além do que poucas horas na semana de atividades. Então, ter uma atividade diária, ou pelo menos, de três, quatro ou cinco vezes na semana se tornou muito importante. São treinos de alta intensidade, que trabalham tanto a parte muscular quanto a mental. As pessoas hoje em dia realmente querem cuidar mais da saúde, entenderam que o investimento na saúde é tão importante quanto em conhecimento – comentou Diego.

fonte: ge
bottom of page