top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Câmara aprova parceria que levará futebol profissional e categorias de base masculinas e femininas a Varginha

há 17 minutos
2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A Câmara Municipal de Varginha aprovou, por unanimidade, na noite de quarta-feira (30), o Projeto de Lei nº 58/2026, que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Município de Varginha e a Itabirito Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A proposta estabelece uma parceria para o desenvolvimento do futebol profissional e das categorias de base masculinas e femininas, com o objetivo de prevenir contrapartidas socioeducativas e a utilização compartilhada de equipamentos públicos esportivos.

Com a aprovação, foram estabelecidas as bases legais para a implantação da parceria entre o Município e a SAF. O acordo prevê a transferência de sede social, da administração e do domínio efetivo da entidade para Varginha, além da criação de uma nova entidade esportiva vinculada ao município de Varginha e do Sul de Minas. O nome do time ainda não está definido.

O projeto prevê ainda que as equipes profissionais passem a competir em Varginha em competições oficiais apoiadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A equipe masculina terá previsão de participação na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, enquanto o time feminino terá tempo de disputar o Campeonato Brasileiro Feminino Série A 2027.

Um dos principais pontos da parceria será o desenvolvimento das categorias de base e do projeto de inclusão social ligados ao futebol. O texto prevê a implantação e manutenção de escolinhas de futebol nas escolinhas de futebol nas escolas públicas, com participação de pelo menos 150 crianças e adolescentes. Além disso, 30% das vagas de cada categoria serão destinadas gratuitamente a alunos da rede pública municipal e estadual de ensino de Varginha. A gratuidade incluirá matrícula, mensalidade, material de treinamento e seguro contra acidentes.

A legislação aprovada também estabelece a participação compartilhada e a prestação de garantia de equipamentos esportivos municipais pela parceria. Entre os espaços previstos está o Estádio Municipal Diluzio Lopes de Melo, o Campo de Honório Pacheco, o Campo do Sete de Outubro, o Complexo Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SELMEL) e o Estádio Rubro Negro. O projeto estabelece ainda que não haverá repasse direto de recursos financeiros do Município à SAF na forma de patrocínio, tampouco remuneração. Também não está previsto o custeio de despesas operacionais e de manutenção de espaços públicos utilizados pela SAF, nem a cessão de servidores municipais para as atividades administrativas da SAF.

A execução e o acompanhamento do funcionamento ficarão sob responsabilidade dos órgãos municipais competentes, incluindo a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), a Secretaria Municipal de Controle Interno. Com a aprovação, o Município e a SAF irão formalizar a parceria, conforme as disposições previstas no Protocolo de Intenções firmado entre o Município e a SAF.

Fonte: Itatiai
Foto: @leonrodrigues.fc / Itabirito FC

Comentários


bottom of page