Dengue: 10 minutos por semana podem salvar vidas! Veja como proteger sua casa.
gazetadevarginhasi
20 de out.
1 min de leitura
Divulgação
Combate à dengue: 10 minutos por semana podem evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Com a chegada do período chuvoso, a atenção à prevenção da dengue deve ser redobrada. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, uma agenda semanal de apenas 10 minutos é suficiente para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A proposta é simples: reservar um pequeno tempo da rotina para verificar quintais, áreas externas e ambientes internos da residência. Entre as principais ações recomendadas estão esvaziar e limpar recipientes que possam acumular água, tampar caixas d’água, manter calhas limpas e lavar bebedouros de animais com sabão pelo menos uma vez por semana.
Outras medidas importantes incluem colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas, retirar a água acumulada na bandeja da geladeira, manter os ralos fechados ou telados, guardar pneus em locais cobertos e manter as lixeiras sempre tampadas. Também é essencial evitar o acúmulo de entulho e sucata, que podem servir de abrigo para o mosquito.
Além da rotina de limpeza, as ações complementares são fundamentais. Os moradores devem permitir o acesso dos agentes de saúde para inspeção e orientação, verificar embalagens descartáveis (como garrafas e latas) que possam acumular água e manter piscinas tratadas com cloro e limpas regularmente.
Segundo especialistas, pequenas atitudes fazem grande diferença na prevenção: “O mosquito se desenvolve em qualquer recipiente com água parada por mais de cinco dias. Por isso, eliminar esses focos semanalmente é essencial para quebrar o ciclo de reprodução”, destacam profissionais da área de vigilância em saúde.
Com a participação da população, é possível reduzir significativamente os casos de dengue e proteger famílias inteiras.
Comentários