top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Emater-MG conclui levantamento e aponta danos severos em lavouras de café após tempestades de granizo

  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Emater-MG conclui levantamento e aponta danos severos em lavouras de café após tempestades de granizo
Divulgação/Boa Esperança foi o município mais atingido, com mais de 5 mil hectares afetados e prejuízos significativos em lavouras de café.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) concluiu o levantamento dos prejuízos provocados pelas chuvas de granizo registradas nos dias 30 de maio e 1º de junho em municípios do Sul de Minas. O relatório aponta que o fenômeno climático atingiu 10.216 hectares de áreas produtivas e causou impactos diretos a 1.066 produtores rurais.

Os municípios afetados foram Boa Esperança, Campos Gerais, Campo do Meio, Paraguaçu e Ilicínea. O café foi a cultura mais prejudicada, concentrando praticamente toda a área atingida.

Segundo o levantamento, os danos alcançaram 10.035 hectares de cafezais. Desse total, 4.411 hectares apresentaram danos graves, o equivalente a 44% da área afetada. Outros 2.397 hectares registraram danos moderados, representando 23,9%, enquanto 3.227 hectares sofreram danos considerados leves, correspondendo a 32,2%.

Ao todo, cerca de 900 cafeicultores tiveram prejuízos provocados pelo granizo.
Além do café, também foram registradas perdas em outras culturas agrícolas. O levantamento aponta danos em 150 hectares de grãos, 25 hectares de olerícolas, dois hectares de citros e 10 hectares de frutas diversas.

O coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Sérgio Brás Regina, orienta cautela aos produtores neste momento. Segundo ele, é fundamental buscar orientação técnica antes de qualquer intervenção nas lavouras para evitar decisões que possam comprometer ainda mais a recuperação das áreas atingidas.

O município mais afetado foi Boa Esperança, onde 205 produtores sofreram prejuízos. A cidade registrou 5.438 hectares atingidos, sendo 5.335 hectares de café. Entre os cafezais danificados, 3.201 hectares tiveram perdas graves, enquanto 1.067 hectares apresentaram danos moderados e outros 1.067 sofreram danos leves.

O presidente da Emater-MG, Cláudio Bortoloni, destacou que a instituição permanece mobilizada junto ao Governo de Minas Gerais e à Secretaria de Estado de Agricultura para apoiar os produtores atingidos. Além do levantamento dos danos, técnicos estão orientando agricultores e comunicando as instituições financeiras sobre a situação.

A Emater-MG também recomenda que produtores com financiamentos agrícolas procurem seus agentes financeiros para solicitar laudos técnicos que permitam avaliar medidas de renegociação ou acionamento de mecanismos de apoio previstos para situações de perdas climáticas.

Área afetada por município
Boa Esperança
  • Café: 5.335 ha
  • Grãos: 100 ha
  • Olerícolas: 2 ha
  • Citros: 1 ha

Campos Gerais
  • Café: 1.500 ha
  • Grãos: 30 ha
  • Frutas diversas: 5 ha

Campo do Meio
  • Café: 1.500 ha
  • Olerícolas: 15 ha
  • Frutas diversas: 5 ha

Paraguaçu
  • Café: 1.200 ha
  • Olerícolas: 8 ha
  • Citros: 1 ha

Ilicínea
  • Café: 500 ha
  • Grãos: 20 ha
  • Olerícolas: 8 ha
  • Citros: 1 ha
    Fonte: Emater

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page