top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Enem 2023: mais de 16 mil estudantes fazem prova nas maiores cidades do Sul de Minas


Foto: Reprodução


Mais de 16 mil estudantes fizeram a prova do Enem nas cinco maiores cidades do Sul de Minas. Entre estes municípios, Lavras é onde teve o maior número de pessoas fazendo o exame. A primeira prova foi aplicada neste domingo (4).
No primeiro dia foi aplicado o caderno com 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas, além da redação.

Já no próximo domingo (12), os estudantes vão responder mais 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas serão feitas apenas na versão impressa.

Segundo o Inep, mais de 16 mil estudantes vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio nas maiores cidades do Sul de Minas. Confira:
- Poços de Caldas: 3.051
- Pouso Alegre: 3.252
- Varginha: 2.813
- Passos: 2.940
- Lavras: 4.420

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
O local do exame pode ser consultado no cartão de confirmação da inscrição, que é disponibilizado pelo Inep na página de participante (https://enem.inep.gov.br/participante/).
- Veja o passo a passo para consultar o seu local de prova
- Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
- pesquisar o endereço do seu local de prova;
- verificar a distância e o tempo de deslocamento; e,
- se possível, simular o percurso antes, e considerar que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h no local de prova.
No cartão de confirmação, o candidato também pode confirmar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).

O Inep recomenda que o candidato imprima o documento e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.

Distância: Diversos candidatos têm estranhado a distância entre o local onde moram e o lugar onde farão a prova - pela regra definida, não pode ultrapassar 30 km. O Inep afirma que já cobrou a revisão dos critérios adotados pela empresa contratada para fazer a aplicação e que irá resolver a situação. Veja aqui o que fazer se tiver dúvidas sobre o local de provas.
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que não levar no dia prova
- Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
Fonte: G1

Comments


bottom of page