top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

EPTV e Globo lançam série documental sobre o caso Varginha

  • gazetadevarginhasi
  • há 16 minutos
  • 2 min de leitura
Produção inédita reúne depoimentos exclusivos, imagens históricas e novas revelações sobre o episódio que completa 30 anos.
Divulgação
Divulgação

A EPTV, em parceria com a Globo, lança em janeiro a série documental: “O Mistério de Varginha”, que marca os 30 anos do caso do ET de Varginha, um dos episódios mais emblemáticos da ufologia brasileira. O conteúdo será exibido na Globo nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, após “O Auto da Compadecida”, na segunda linha de shows do horário nobre.
Gravada entre outubro e dezembro de 2025, a série conta com três episódios de 45 minutos e é síntese de um dos maiores levantamentos já realizados sobre o caso. Foram quase 70 horas de gravações, mais de 40 depoimentos, além do uso do extenso acervo histórico da EPTV, primeira emissora a registrar o acontecimento.
Em 20 de janeiro de 1996, três jovens disseram ter visto uma criatura estranha em um terreno baldio de Varginha. Outras testemunhas teriam observado objetos e ovimentações estranhas no céu da região nos dias anteriores. O caso ganhou repercussão internacional após uma série de reportagens do Fantástico.

Kátia, Liliane e Valquíria são as principais testemunhas do caso que parou o Brasil e ganhou o mundo.
Kátia, Liliane e Valquíria são as principais testemunhas do caso que parou o Brasil e ganhou o mundo.
Trinta anos depois, “O Mistério de Varginha” apresenta vídeos inéditos da época, relatos exclusivos de moradores, militares, ufólogos e testemunhas, além de entrevistas com as três jovens que deram origem à narrativa do avistamento: Kátia, Liliane e Valquíria. A série também traz depoimentos de investigadores como Vitório Pacaccini e Ubirajara Rodrigues, que retoma publicamente o tema após 15 anos.
As gravações ocorreram em cidades como Três Corações, Elói Mendes, Passa Tempo, Pouso Alegre, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande, com Varginha como principal locação. A produção foi concluída em tempo recorde, com quatro meses entre gravação e finalização. A direção geral é Ricardo Calil, da Globo, e direção de Paulo Gonçalves, da EPTV. Avant Première em Varginha
Para marcar o lançamento, a cidade de Varginha terá uma pré-estreia,dando início à exibição do documentário, pelos 30 anos do caso que marcou o Brasil. A exibição pública e gratuita no Memorial do ET, museu dedicado ao tema, acontecerá em 04/01 a partir das 17h.

Sobre a EPTV
A EPTV é afiliada da TV Globo e integra o Grupo EP, um dos maiores conglomerados de comunicação do interior do Brasil, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais. A emissora foi a primeira a registrar o caso ET de Varginha em 1996, tornando-se referência na cobertura jornalística regional. Entre seus veículos estão portais como g1 e ge, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, além de unidades de eventos, OOH e projetos digitais.
A EPTV foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2025, segundo pesquisa da revista TIME em parceria com a Statista.
Sobre a TV Globo
A TV Globo é a maior emissora de televisão da América Latina e uma das maiores produtoras de conteúdo do mundo. Com presença multiplataforma, entrega jornalismo, entretenimento e esporte a milhões de brasileiros diariamente. A parceria com a EPTV reforça seu compromisso com a produção de narrativas relevantes e investigativas.

Gazeta de Varginha

bottom of page