top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

EUA anunciam tarifa adicional sobre arroz, mel e etanol brasileiros após investigação comercial

  • 24 de jul.
  • 1 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) confirmou a aplicação de uma tarifa adicional de 12,5% sobre produtos brasileiros do agronegócio após a conclusão de uma investigação baseada na Seção 301 da legislação comercial norte-americana. A medida atinge, entre outros itens, o arroz, o mel e o etanol produzidos no Brasil.

Com a nova cobrança, esses produtos poderão enfrentar uma alíquota total de até 37,5% para entrar no mercado norte-americano, aumentando os custos para exportadores brasileiros e ampliando a pressão sobre setores do agronegócio voltados ao comércio exterior.

Ao mesmo tempo, alguns dos principais produtos da pauta de exportação brasileira ficaram fora da nova taxação. A lista de exceções inclui carne bovina, artefatos de couro, produtos destinados à nutrição animal, suco de laranja e café solúvel, preservando parte das vendas brasileiras aos Estados Unidos.

A decisão foi baseada em uma investigação que apontou preocupações relacionadas ao trabalho forçado no Brasil. Além desse argumento, representantes do governo norte-americano também citaram questões ligadas ao desmatamento como um dos fatores considerados durante a análise comercial.

O governo brasileiro contestou as justificativas apresentadas pelos Estados Unidos. O ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirmou que o país não recebeu documentos técnicos que sustentassem as alegações e declarou que o Brasil apresentou informações e evidências para rebater os argumentos utilizados na investigação.
Fonte: CNN

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page