Evento tradicional de capoeira reúne cultura e esporte no Sul de Minas
30 de abr.
2 min de leitura
Divulgação
Capoeira em destaque: Varginha recebe 31º batizado com mestres nacionais e programação cultural.
A cidade de Varginha será palco, nesta sexta-feira (1º de maio), do 31º Batizado, Troca de Cordas e Formatura de Capoeira. Tradicional desde 1995, o evento se consolidou como uma das principais referências da modalidade no país, reunindo praticantes, mestres e mestras de diferentes estados.
Segundo o organizador geral, Osvaldo H. M. Teófilo, responsável pelo encontro desde 2007, a expectativa é de grande participação. “Este é um dos eventos mais aguardados da região, justamente pela relevância que conquistou ao longo dos anos”, destacou.
Nesta edição, cerca de 100 capoeiristas receberão suas graduações, além de participarem de apresentações culturais e atividades que valorizam a tradição da capoeira.
O evento contará ainda com a presença de nomes importantes do cenário nacional, que irão ministrar workshops e compartilhar conhecimentos sobre diferentes vertentes da prática, promovendo intercâmbio cultural entre os participantes.
Entre os destaques da programação estão a formatura da professora Márcia (Guerreira) e de Alexandre (Marrom), a elevação de grau dos instrutores João Neto (Red Bull) e Luís Gustavo (Panga), além da progressão do graduado Amílcar (Piu). As conquistas marcam também o fortalecimento da Associação Casa da Capoeira, que completou 15 anos de atuação em fevereiro.
O evento será realizado a partir das 17h30, no Ginásio da Estação Cidadania, no bairro Santa Maria, com entrada gratuita e aberta ao público.
A programação segue no sábado (2 de maio), com atividades exclusivas para capoeiristas, incluindo aulas e treinamentos ao longo do dia.
A iniciativa conta com o patrocínio da Relojoaria Central e parcerias com a Secretaria de Turismo e Comércio (SETEC), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Fundação Cultural e a Prefeitura de Varginha.
Comentários