Governo de Minas conclui transição de abastecimento da frota de veículos flex de gasolina para álcool
gazetadevarginhasi
há 11 minutos
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas concluiu a transição energética do abastecimento da frota oficial de gasolina para o etanol, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A iniciativa integra a política estadual “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol”, vinculada ao Plano Estadual de Ação Climática (PLAC), e busca incentivar o uso de biocombustíveis. A mudança prioriza um combustível renovável e menos poluente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Entre junho e outubro deste ano, o Estado alcançou 90% de abastecimentos com etanol nos veículos flex da frota estadual. A medida é viabilizada pelo modelo de Gestão Total dos Abastecimentos (GTA), que coordena 77 postos próprios em 66 municípios e garante que 75% do volume de combustível utilizado pelo Estado seja proveniente de fontes renováveis.
A política integra um conjunto de projetos liderados pela Seplag-MG que consolidaram Minas Gerais, em 2025, como referência em gestão pública sustentável, aliando preservação ambiental e economia de recursos. Segundo a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, a rotina do serviço público vem sendo transformada com a adoção de tecnologias ambientalmente adequadas e soluções práticas, como o uso de etanol, a reutilização de bens e a contratação de energia limpa.
Ainda em 2025, a Seplag-MG realizou consulta pública para a contratação de energia elétrica de fontes renováveis no Ambiente de Contratação Livre (ACL), voltada às unidades de média tensão do Estado. A iniciativa faz parte do Projeto Energia Verde (PEV) e tem como objetivo reduzir custos, ampliar a previsibilidade orçamentária e substituir combustíveis fósseis por fontes renováveis.
A agenda de sustentabilidade também avançou com parcerias e ações voltadas à economia circular e às compras públicas de baixo carbono, além do lançamento da Bolsa 2.0 – Reutilize Materiais, plataforma que permite a redistribuição de bens entre órgãos públicos. O compromisso ambiental se estendeu ainda à área de trânsito, com programas voltados à destinação mais ágil e sustentável de veículos apreendidos, reduzindo impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Comentários