top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo de Minas facilita emissão da segunda via da Carteira de Identidade Nacional

  • há 2 horas
  • 1 min de leitura
Governo de Minas facilita emissão da segunda via da Carteira de Identidade Nacional
Divulgação
Segunda via da Carteira de Identidade Nacional pode ser solicitada de forma prática em Minas Gerais.

Os cidadãos de Minas Gerais que perderam a Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o Carnaval podem solicitar a segunda via de forma segura e acessível. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão disponibiliza canais digitais e atendimento presencial nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A solicitação pode ser feita pelo MG App, pelo Portal MG (www.mg.gov.br) ou presencialmente em uma UAI, mediante agendamento gratuito pelos mesmos canais. Quem perdeu, teve o documento furtado ou roubado deve seguir procedimentos específicos conforme o caso.

Segunda via em casos de perdaPara perda simples, o cidadão deve solicitar a segunda via pelos canais oficiais, sendo cobrada taxa de emissão do documento.

Gratuidade em caso de furto ou rouboSe a CIN foi furtada ou roubada, é necessário registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Polícia Civil de Minas Gerais em até 60 dias da ocorrência. A apresentação do B.O. garante a gratuidade da emissão da segunda via.

Documentos necessários para atendimento presencial
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Boletim de Ocorrência, em caso de furto ou roubo

O agendamento presencial deve ser feito previamente, mas, em situações de urgência comprovada, é possível solicitar agendamento excepcional pelo canal “Fale Conosco” disponível no Portal MG.

Primeira via gratuitaA primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional é gratuita, sendo cobrada taxa apenas na solicitação de segunda via que não envolva furto ou roubo comprovados.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page