Guapé terá novo pleito municipal em julho; prefeito mais votado foi barrado
gazetadevarginhasi
30 de abr.
2 min de leitura
Divulgação
TRE marca eleições suplementares em Guapé para 6 de julho.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) marcou para o dia 6 de julho de 2025 as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito no município de Guapé, no Sul de Minas. A decisão foi tomada durante a sessão de julgamentos desta terça-feira (29), com a aprovação da resolução que define o calendário e as normas da eleição. O texto será publicado em breve no Diário da Justiça Eletrônico.
Essa será a primeira eleição suplementar em Minas relacionada ao pleito de 2024. O novo processo eleitoral foi necessário após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura do prefeito mais votado nas urnas.
De 13 a 18 de maio, partidos poderão realizar convenções para escolha dos candidatos. Após a convenção, o candidato com cargo impeditivo à elegibilidade deverá se afastar em até 24 horas. O prazo final para pedido de registro das candidaturas é o dia 21 de maio.
A propaganda eleitoral começa no dia 22 de maio. Estão aptos a votar os eleitores inscritos em Guapé até 5 de fevereiro de 2025. A votação será das 8h às 17h, nas mesmas seções eleitorais de outubro de 2024. Quem não votar poderá justificar no e-Título no dia 6 ou, posteriormente, em até 60 dias.
A diplomação dos eleitos ocorrerá até 28 de julho. A partir de 22 de maio, o cartório eleitoral de Guapé funcionará também aos fins de semana e feriados, das 12h às 17h.
O motivo da nova eleição foi o indeferimento da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), mais votado em 2024, que teve o mandato de vereador cassado em 2022, tornando-se inelegível segundo a Lei Complementar nº 64/1990. Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal segue como prefeito interino.
Comments