top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas recebe pistolas e avança para atuação armada

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

fonte: g1
fonte: g1
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, recebeu na manhã desta segunda-feira (12) um total de 15 pistolas calibre .380 que passarão a integrar o equipamento operacional da corporação. O armamento foi doado pela Guarda Civil Municipal de Paulínia, no interior de São Paulo, e representa mais um avanço para o início da atuação armada dos agentes no município.
A possibilidade de a GCM atuar armada foi viabilizada após mudanças na legislação ocorridas em setembro de 2023. Desde então, 33 guardas municipais participaram de processos de capacitação e já possuem porte de arma autorizado.
Apesar do recebimento das pistolas, o início efetivo do trabalho armado ainda depende da conclusão do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso obrigatório realizado anualmente pelos agentes, além da aquisição das munições necessárias para o uso do armamento.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, a chegada das armas representa um importante avanço para a segurança pública local. Segundo ele, o armamento permitirá que a GCM atue em ocorrências de maior complexidade, garantindo mais segurança tanto para os guardas quanto para a população atendida.
Além das pistolas doadas, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que já iniciou o processo para ampliar o arsenal da corporação. O município aderiu a uma ata de registro de preços para a aquisição de mais 100 pistolas, já considerando a contratação de novos guardas municipais ao longo de 2026.

Gazeta de Varginha

bottom of page