top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

IncĂȘndio criminoso danifica primeira igreja matriz de Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • hĂĄ 33 minutos
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
Um incĂȘndio criminoso atingiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos, na RegiĂŁo Metropolitana de Belo Horizonte, na manhĂŁ de quinta-feira (29). Considerada a primeira igreja matriz de Minas Gerais, a edificação histĂłrica teve a porta danificada pelas chamas.
Moradores que passavam pelo local perceberam o fogo e acionaram a Polícia Militar. As chamas foram controladas rapidamente com a ajuda de pessoas da região, e ninguém ficou ferido.
De acordo com a PM, o incĂȘndio teve inĂ­cio depois que uma moradora ateou fogo em um colchĂŁo na entrada da igreja. A ação, segundo a polĂ­cia, teria sido motivada por vingança apĂłs uma briga com outro morador da cidade. A mulher foi autuada por crime de dano qualificado, com agravante por atingir um bem pĂșblico tombado, e vai responder ao processo em liberdade. A PolĂ­cia Civil investiga o caso.
O episódio acende um alerta sobre os riscos ao patrimÎnio histórico, jå que a igreja é tombada pelo Instituto do PatrimÎnio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Datada de 1690, a matriz é um dos marcos religiosos e culturais mais antigos do estado, ligada à fase inicial do barroco mineiro, e abriga obras atribuídas a Aleijadinho e a outros artistas do período.
Segundo o secretårio municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Raposos, Weverton Henrique, o templo estå em processo de restauração desde o início de 2025, com acompanhamento técnico especializado para preservação da estrutura e dos elementos artísticos.
ApĂłs o incĂȘndio, a perĂ­cia da PolĂ­cia Civil esteve no local para avaliar os danos. Ainda nĂŁo hĂĄ estimativa oficial do prejuĂ­zo, e os reparos necessĂĄrios apĂłs o incidente deverĂŁo ser incorporados ao plano de restauração jĂĄ em andamento.

Gazeta de Varginha

bottom of page