top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Indústria investe R$ 16,9 milhões para fortalecer cooperativas de coleta seletiva

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 horas
  • 1 min de leitura
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou o programa Coopera+, com investimento de R$ 16,9 milhões para fortalecer a cadeia de reciclagem e apoiar cooperativas de catadores. O anúncio foi feito em Brasília nesta terça-feira (6), com a entrega de caminhões, compactadores, empilhadeiras, esteiras e outros equipamentos a três redes de cooperativas do Distrito Federal.
Ao todo, 1,1 mil catadores de 35 cooperativas serão beneficiados com os recursos, que também incluem capacitação técnica e consultoria para aumentar a produtividade. Segundo a ABDI, espera-se aumentar em até 30% a eficiência na coleta, triagem e tratamento de resíduos recicláveis, além de elevar em 20% a renda dos trabalhadores.
Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o investimento representa uma nova visão de indústria, voltada para a sustentabilidade e reaproveitamento de matérias-primas. A diretora da Centcoop, Aline Sousa, celebrou o apoio: “Reciclagem não é barata. Precisa de estrutura. A indústria está apostando no segmento certo”.
O programa se alinha à política Nova Indústria Brasil, lançada pelo governo federal em 2024, que busca tornar o setor produtivo mais verde, digital e inclusivo. A diretora de sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida, reforçou: “Essa é a nova indústria: tirar menos do planeta e transformar lixo em renda”.
O ministro Geraldo Alckmin e o secretário Márcio Macedo também participaram da cerimônia, convidando a ABDI a integrar o Comitê Interministerial para Inclusão de Catadores (CIISC) e o programa Pró-Catadores.
A iniciativa é vista como modelo para ser replicado nacionalmente, estimulando uma nova lógica de desenvolvimento industrial atenta às questões ambientais e sociais.

Gazeta de Varginha

bottom of page