Inovação e gestão de pessoas: iniciativas da Seplag-MG geraram economia e modernização administrativa
gazetadevarginhasi
há 1 dia
2 min de leitura
Reprodução
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) ampliou, em 2025, sua atuação para modernização administrativa do Governo de Minas, integrando valorização dos servidores e soluções tecnológicas. A pasta promoveu iniciativas inovadoras que automatizaram processos, reduziram burocracias e otimizaram o trabalho dos servidores.
"Estamos transformando a gestão pública mineira ao equilibrar o uso inteligente de automatização com o fortalecimento genuíno das nossas lideranças e a melhoria das condições de trabalho na Cidade Administrativa. Nosso compromisso é fazer com que a inovação não seja apenas tecnológica, mas também social e estrutural, garantindo um ambiente mais diverso, seguro e eficiente.
Ao desburocratizar o trabalho e investir no bem-estar do servidor, estamos, na ponta, entregando um Estado mais ágil e humano para todos os mineiros", destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Inovação
O Automatiza.MG completou 113 robôs assistentes, que assumiram tarefas repetitivas do funcionalismo, poupando 10.215 horas de trabalho operacional e gerando uma economia superior a R$ 162 milhões. Foram 1.079 servidores capacitados em 2025 e 2.011 inscritos no curso EAD para desenvolvimento de assistentes virtuais.
A iniciativa ganhou força com a criação da Rede Automatiza, para reunir pessoas que desenvolvem automatizações e iniciativas com uso de inteligência artificial no Governo.
Já o Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg) atendeu mais de 20 de instituições públicas em projetos de melhoria, transformação digital, oficinas e Linguagem Simples na revisão de documentos, com foco nas necessidades de cidadãos e servidores.
Gestão de Pessoas
O Transforma Minas, programa de atração, seleção e desenvolvimento de lideranças no Estado, já realizou 527 seleções, sendo 12 processos seletivos apenas em 2025. Durante o ano, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) alcançou 80 subsecretários, 60 superintendentes e 213 gestores regionais, e foi ampliado com a criação do PDL RH, voltado para as lideranças titulares de RH. Além disso, foram aplicadas pesquisas de clima e engajamento em todos os órgãos participantes.
A educação e o reconhecimento do servidor também apresentaram resultados positivos. A plataforma Capacitar EAD, ambiente virtual de aprendizagem, registrou a marca recorde de 27.105 certificações em 2025. A V Semana do Servidor, que celebra a contribuição do funcionalismo com palestras e workshops, também somou 1.380 certificações e 4,5 mil visualizações on-line. O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho atuou na promoção de ações de saúde mental e bem-estar dos servidores.
Os salários e o 13º dos servidores seguiram com o pagamento em dia este ano, assim como as férias-prêmio.
Comentários