top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Instabilidade global no GPS afeta aviões da Embraer e leva Azul a cancelar mais de 80 voos

há 3 horas
2 min de leitura
Foto: Cia Aérea Azul/Divulgação
Foto: Cia Aérea Azul/Divulgação



Uma instabilidade global no sistema de GPS afetou a operação de aeronaves da família E2, fabricadas pela Embraer, e provocou impactos na malha aérea da Azul. A companhia informou que mais de 80 voos foram cancelados na terça-feira (22) e que os cancelamentos provocaram atrasos em outros voos, afetando mais de 8 mil passageiros.

O problema está relacionado à recepção dos sinais de GPS em determinados modelos de aeronaves. A Embraer confirmou que foi informada sobre os relatos de instabilidade e afirmou que acompanha a situação em conjunto com as companhias aéreas e com a fabricante dos equipamentos instalados nos aviões.

Apesar dos impactos na programação dos voos, a Embraer afirmou que a instabilidade não compromete a segurança das aeronaves. Segundo a fabricante, a frota global de aviões E2 possui sistemas e procedimentos de navegação que permitem a operação mesmo quando há instabilidade no GPS.

A empresa afirmou ainda que esses recursos permitem manter as operações de acordo com os requisitos estabelecidos pelas autoridades de aviação civil. A Embraer também informou que está oferecendo suporte técnico aos clientes e adotando medidas para solucionar o problema.

A Azul, que utiliza aeronaves E2 da Embraer em sua frota, confirmou que a instabilidade afetou suas operações. Como medida de precaução, a companhia realizou ajustes em sua malha aérea e nos horários de determinados voos.

A empresa orientou passageiros com viagens afetadas a verificar o status das reservas nos canais oficiais antes de se dirigirem aos aeroportos. A Azul também informou que os clientes prejudicados pelos cancelamentos e atrasos estão recebendo a assistência prevista pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a companhia, mais de 80 voos foram cancelados na terça-feira (22). Como consequência, outros voos sofreram atrasos, fazendo com que o número de passageiros afetados ultrapassasse 8 mil.

O problema não ficou restrito ao Brasil. A Honeywell Aerospace, fabricante dos equipamentos instalados nas aeronaves afetadas, informou que tinha conhecimento de uma ocorrência envolvendo aviões em diferentes partes do mundo e relacionada à recepção dos sinais de GPS.

A empresa afirmou que suas equipes estavam avaliando o problema para identificar a causa subjacente da instabilidade. Até o momento, a causa específica da falha não havia sido divulgada.

A instabilidade atingiu especificamente aeronaves da família E2 da Embraer. A linha inclui os modelos E190-E2 e E195-E2, utilizados por diferentes companhias aéreas.

A Latam informou que não registrou anormalidades relacionadas ao problema, enquanto a Gol declarou que não opera aeronaves da família E2. A Latam ainda não possui esses modelos em sua frota, com a integração das aeronaves prevista para dezembro.

Na manhã desta quarta-feira (23), o serviço de rastreamento Flightradar24 informou que aeronaves E2 da Azul estavam voltando a operar. A companhia, porém, manteve a orientação para que passageiros consultassem previamente a situação de seus voos.

Comentários


bottom of page