top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

IPTU 2025 no Sul de Minas: confira reajustes, prazos e descontos na sua cidade

Os moradores do Sul de Minas receberam os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025. As datas e condições de pagamento variam entre as principais cidades da região. Confira os detalhes para cada município:
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, o IPTU terá um reajuste de 4,60%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) acumulado entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
O vencimento termina em 10 de abril. O pagamento pode ser feito em cota única, com 2% de desconto para quem quitar até o vencimento da primeira parcela, ou parcelado em até nove vezes.
A mesma correção foi aplicada à Taxa de Coleta de Lixo (TCL), cujo cálculo é baseado no custo previsto para a coleta, remoção e destinação final do lixo no município.

Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, o IPTU será cobrado apenas no segundo semestre. Quem optar pelo pagamento à vista, até 10 de julho, terá um desconto de 10%. Já quem parcelar poderá dividir o valor em até cinco vezes, sem desconto, sendo que a parcela mínima deve ser de R$ 50.
O município conta com 87.777 contribuintes. As carnês serão entregues pelos Correios, mas também poderão ser retiradas pessoalmente na Central de Atendimento, localizada na Rua Dionísio Machado, nº 96, no bairro Santa Lúcia, ou acessadas pelo site da prefeitura.
O pagamento pode ser realizado nas agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú e nas casas lotéricas.

Varginha
Com cerca de 80 mil contribuintes, Varginha inicia o pagamento do IPTU 2025 em 14 de abril. A distribuição dos carnês está prevista para a segunda semana de março.
Caso o pagamento não receba o carnê, será possível retirar a segunda via no departamento de arrecadação ou no site da prefeitura.
O imposto pode ser parcelado em até oito vezes, com parcela mínima de R$ 75. Para quem pagar à vista, há um desconto de 10%.
Contribuintes que não concordam com o valor cobrado podem solicitar o recálculo do tributo junto à prefeitura. Para isso, é necessário apresentar o carnê do IPTU, um requerimento justificando a revisão, documentos que comprovem erro no cálculo e uma cópia da planta do imóvel.

Passos
Em Passos, um decreto publicado em dezembro de 2024 determinou um reajuste de 4,87% no valor do IPTU, correspondente à correção da inflação.
O imposto poderá ser parcelado em até oito vezes, com a primeira parcela vencendo em 9 de maio e a última em 15 de dezembro.
Quem pagar à vista terá um desconto de 10%. Além disso, imóveis sem subsídios com a prefeitura recebem um desconto adicional de 5%.
Fonte: G1

댓글


Gazeta de Varginha

bottom of page