Liderança indígena Shaneihu Yawanawá retorna a Varginha para cerimônia tradicional antes de turnê na Europa
gazetadevarginhasi
há 6 minutos
2 min de leitura
Reprodução
Você sabia que no Brasil são falados mais de 200 idiomas e que o país reúne cerca de 300 etnias originárias? Muito além dos grandes centros urbanos, o chamado Brasil profundo se revela nas tradições, nos saberes e na espiritualidade dos povos da floresta, que mantêm vivas práticas transmitidas de geração em geração.
No início de fevereiro, uma das lideranças indígenas brasileiras mais reconhecidas internacionalmente por sua musicalidade e pelos processos de cura por meio das medicinas ancestrais amazônicas estará em Varginha. Antes de seguir para mais uma turnê pela Europa, Shaneihu Yawanawá realiza uma cerimônia na cidade.
Considerado um dos músicos indígenas mais conhecidos do país, Shaneihu estará acompanhado por Yskuruni Yawanawá e Penanay Yawanawá. O grupo retorna a Varginha após sete anos com o propósito de compartilhar sua tradição por meio dos cantos nativos e dos conhecimentos espirituais preservados pelo povo Yawanawá ao longo de gerações.
Durante a passagem pelo Sul de Minas, Shaneihu conduzirá uma cerimônia tradicional ao redor do fogo no Instituto Nature (INat), em Varginha. O ritual está marcado para sábado (07), a partir das 16h, e inclui o compartilhamento das medicinas Ayahuasca, Rapé e Sananga, dentro dos fundamentos da tradição Yawanawá.
De acordo com a organização, cresce o número de pessoas que vivem em áreas urbanas e que buscam as medicinas da floresta como ferramentas auxiliares para lidar com questões físicas e emocionais, além de promover o desenvolvimento espiritual e a reconexão com a natureza.
“É uma alegria enorme recebê-lo novamente na minha cidade natal e poder dar a oportunidade para que amigos tenham essa experiência única em Varginha”, afirma Diego Gazola, produtor da turnê e vice-presidente do Instituto Shaneihu Yawanawá. Após as atividades no Brasil, Shaneihu e sua comitiva seguem para Portugal e Suécia, dando continuidade à agenda internacional de apresentações, cerimônias e encontros interculturais.
Segundo o psicoterapeuta e gestor do Instituto Nature (INat), Wander Vinícius Martins, a realização da cerimônia está alinhada às práticas desenvolvidas regularmente no espaço.
“O Instituto tem como objetivo a expansão de consciência e o desenvolvimento humano por meio do processo de espiritualização do ser”, explica.
Para participar das vivências em Varginha, os interessados podem obter informações pelos telefones de WhatsApp: Wander (35) 98857-7333 ou Anita (35) 98813-4729.
A organização informa que é obrigatória a realização de uma avaliação prévia (anamnese) para quem vai consagrar pela primeira vez ou não participa de cerimônias há mais de nove meses. Também é vedado o uso de drogas, lícitas ou ilícitas, nas dependências do Instituto Nature (INat).