top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula apoia denúncia contra Israel por 'genocídio' de palestinos em Gaza

O conflito começou com a incursão em 7 de outubro de combatentes islamistas que mataram cerca de 1.140 pessoas, a maioria civis, no Sul de Israel. Cerca de 250 pessoas foram sequestradas, 100 das quais permanecem em cativeiro em Gaza. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva militar que, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, matou mais de 23.350 pessoas até agora no território palestino, a maioria mulheres e crianças.
Entidade judaica
condena apoio brasileiro a ação sul-africana
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) condenou o apoio brasileiro ao que chamou de ação “cínica e perversa, que visa impedir Israel de se defender dos seus inimigos genocidas”.
A nota afirma que a decisão “diverge da posição de equilíbrio e moderação da política externa brasileira”. O texto segue dizendo que a África do Sul “inverte a realidade” e lembra que o conflitou foi desencadeado pelo ataque do Hamas.
CIJ é diferente
do Tribunal de Haia
A Corte Internacional de Justiça (CIJ) foi criada junto com a ONU, em 1945, e é tida como corpo judicial das Nações Unidas. Trata-se de uma instituição independente, que interpreta o direito internacional e arbitra os contenciosos entre países. Por ser sediada em Haia, na Holanda, é confundida com frequência com o Tribunal Penal Internacional (TPI), conhecido também como Tribunal de Haia – esta tem atribuição de processar pessoas e não Estados.
As audiências marcadas para quinta-feira e sexta-feira (12) vão discutir, no primeiro momento, o pedido por uma ordem emergencial para que Israel interrompa os ataques que, segundo as alegações da África do Sul, violam a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, de 1948.
Não há prazo para o veredito, mas a expectativa é que uma decisão temporária seja anunciada em breve. Só depois, os 15 juízes que compõem o tribunal vão analisar o mérito da acusação de genocídio, julgamento que costumar durar, em média, de cinco a dez anos.
Fonte: O Tempo

Comments


bottom of page