Mais Médicos abre mais de 3 mil vagas; Poços de Caldas terá reforço com quatro profissionais
gazetadevarginhasi
há 3 dias
2 min de leitura
Reprodução
O Ministério da Saúde abriu, na segunda-feira (5), as inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.174 vagas em todo o país, com prazo até sexta-feira (8) para inscrição dos profissionais. Do total, 3.066 vagas serão distribuídas entre 1.620 municípios e outras 108 direcionadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
No Sul de Minas, o destaque é Poços de Caldas, município com a maior população da região — 163.742 habitantes segundo o Censo 2022 — que vai receber quatro médicos do programa. Outros municípios também serão contemplados com novas vagas: Passos e Cachoeira de Minas receberão três profissionais cada.
O programa tem como objetivo ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando médicos às equipes de Saúde da Família para prestar atendimento próximo da população, incluindo ações de prevenção e encaminhamento para especialistas.
Segundo o Ministério da Saúde, a alocação das vagas levou em conta a distribuição atual de profissionais, baseada nos dados da Demografia Médica 2025, priorizando regiões com menor cobertura. A maioria das vagas está em municípios pequenos (75,1%), seguidos pelos de médio (11,1%) e grande porte (13,8%).
Perfis contemplados e capacitação obrigatória
As oportunidades se destinam a três perfis de médicos: formados no Brasil com CRM, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Nos dois últimos casos, é necessário realizar e ser aprovado no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), voltado ao atendimento em urgências, emergências e doenças prevalentes nas áreas de atuação.
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais em 4,2 mil municípios. A meta é alcançar 28 mil médicos em atividade por todo o país.
Cadastro reserva contemplará mais de 60 cidades no Sul de Minas
Além das vagas imediatas, o novo edital também prevê a formação de um cadastro reserva. No Sul de Minas, 62 municípios estão aptos a participar dessa modalidade, o que garantirá mais agilidade na reposição de profissionais em caso de vacância.
Entre as cidades com cadastro reserva estão Alfenas, Andradas, Baependi, Camanducaia, Campo do Meio, Delfim Moreira, Itamonte, Machado, Muzambinho, Ouro Fino, Santa Rita do Sapucaí, Três Pontas, entre outras.
O cadastro reserva é uma ferramenta estratégica que oferece flexibilidade ao programa, permitindo que os municípios atendam rapidamente a novas demandas, reforçando a presença médica em regiões vulneráveis.
Comments