MEC autoriza novo curso de Direito no campus Varginha da Unifal-MG
há 19 horas
2 min de leitura
Divulgação/Reitor Sandro Cerveira (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom/UNIFAL-MG)
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de Direito no campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas. O anúncio foi feito durante cerimônia institucional, ao abordar a recomposição orçamentária da educação superior promovida pelo governo federal.
“Fiz questão de publicar hoje a portaria que autoriza o novo curso de Direito da Universidade. Após o Carnaval, com a aprovação dos cargos no Senado, iniciaremos a implantação”, garantiu o ministro.
Investimentos ampliam impacto social
Para o reitor da Unifal-MG, professor Sandro Cerveira, os investimentos recentes fortalecem não apenas a estrutura física da Instituição, mas também ampliam seu alcance social.
“Todos esses investimentos criam as condições para que possamos fazer extensão de qualidade, chegar aos movimentos sociais, às empresas, às famílias que precisam da Universidade. A extensão transforma as comunidades e transforma a própria Universidade”, enfatizou.
O reitor também destacou o protagonismo da pesquisa desenvolvida na universidade. “A universidade pública produz pesquisa de altíssima qualidade. Noventa por cento da pesquisa do país é feita nas universidades públicas. E a UNIFAL-MG não está apenas decolando na pesquisa; estamos voando, com programas avançando em qualidade e impacto”, salientou.
Em tom de despedida, já que seu mandato se encerra em março, Sandro Cerveira ressaltou o caráter coletivo das conquistas. “Estou terminando meu mandato, mas comemoro este momento como resultado de um trabalho árduo e coletivo, com pró-reitores, equipes técnicas e com o professor Alessandro, reitor entrante”, afirmou.
Ele também agradeceu o apoio institucional do MEC. “Agradeço a sensibilidade do ministro e da equipe do MEC por garantir que a UNIFAL-MG estivesse na primeira leva da Caravana em Minas Gerais.” Ao encerrar, celebrou as entregas realizadas: “Temos muitas obras para entregar, e isso é resultado de trabalho e de financiamento público. Parabéns à Universidade Federal de Alfenas.”
Autoridades presentes
Participaram da mesa de honra, além do ministro Camilo Santana e do reitor Sandro Cerveira, os deputados federais Dandara Tonantzin, Reginaldo Lopes, Odair Cunha e Rogério Correia; os deputados estaduais Luizinho, Ulysses Gomes e Professor Cleiton.
Também estiveram presentes o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinícius David; o prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio; o vice-prefeito, Eliacim do Carmo Lourenço; o presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini; e a secretária municipal de Educação, Thays Alexandre Salles.
Representando a Universidade, compuseram a mesa o vice-reitor e reitor eleito, Alessandro Antônio Costa Pereira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanessa Bergamim Borali Marques; a servidora Carla Cristina Esteves de Oliveira, representando os técnicos administrativos; o estudante Pablo Mateus de Oliveira Almeida, representante dos discentes de graduação; e a mestranda Ana Carolina Silva Tibúrcio, representando os estudantes da pós-graduação.
Comentários