top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Medicamento antiviral que previne o HIV passa a ser distribuído pela rede pública de saúde em Vargin

  • gazetadevarginhasi
  • 31 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

O antiviral que previne o HIV passou a ser distribuído em Varginha (MG). O medicamento é distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos específicos.

O antiviral já era distribuído em algumas cidades da região como Poços de Caldas e Passos. Agora, ele também será oferecido em Varginha.

"É uma estratégia de prevenção combinada que a gente queria muito que já estivesse descentralizada. Existe um público prioritário para isso. Nós temos aí casais soro discordantes em que alguém tem o HIV positivo e o outro negativo. Então essa pessoa negativa pode se somar com a PREP uma prevenção a mais para não se contaminar", explicou o infectologista Luiz Carlos Coelho.

Segundo o infectologista, as pessoas que fazem parte do público alvo vão passar por testagens antes de receberem o medicamento.

"Nós temos também a comunidade LGBTQ+, nós temos pessoas com múltiplos parceiros, nós temos por exemplo profissionais do sexo, então existem grupos específicos que têm uma prioridade neste momento. Essas pessoas se candidatam, fazem um cadastro, fazem as testagens, essas testagens são feitas de três em três meses e aí passam a receber o medicamento e a usar continuadamente", disse o infectologista.

Ainda conforme o médico, o antiviral é de uso contínuo. O medicamento já é utilizado no mundo há 10 anos e foi incorporado pelo SUS no Brasil desde 2017.

Fonte: G1


Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page