Michelle Bolsonaro deve tratar com Alexandre de Moraes sobre prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
há 3 horas
1 min de leitura
Reprodução
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deve se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para tratar da possibilidade de concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é que o encontro ocorra nesta segunda-feira (23), como parte de uma articulação política em andamento.
A iniciativa integra uma ofensiva de aliados do ex-presidente que buscam a mudança do regime de cumprimento de pena. Esse movimento também envolve o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o senador Flávio Bolsonaro, que já atuam junto a integrantes do Supremo para defender a medida.
O tema ganha força após a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se posicionou favoravelmente à prisão domiciliar. A decisão final, no entanto, caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.
Dentro da Corte, o assunto não é consenso. Segundo a reportagem, há divisão entre os ministros sobre a eventual concessão do benefício. Parte dos integrantes entende que a domiciliar poderia reduzir críticas de setores da direita ao Poder Judiciário.
Por outro lado, há ministros que demonstram preocupação com os riscos da medida. Entre os receios citados está a possibilidade de Bolsonaro tentar deixar o país e buscar abrigo em representações diplomáticas, como em embaixadas de outros países.
Diante desse cenário, a reunião de Michelle Bolsonaro com Moraes ocorre em meio a pressões políticas e divergências internas no Supremo, enquanto se aguarda uma decisão sobre a eventual mudança no regime de prisão do ex-presidente.
Comentários