top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais promove nova edição do Concurso Maio Amarelo sobre segurança no trânsito

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura
Minas Gerais promove nova edição do Concurso Maio Amarelo sobre segurança no trânsito
Reprodução
Governo de Minas lança 2ª edição do Concurso de Redação Maio Amarelo.

O Governo de Minas realizará, ainda este ano, a segunda edição do Concurso de Redação Maio Amarelo, que integra a campanha estadual de conscientização no trânsito. O edital foi publicado nesta terça-feira (15/4), no Diário Oficial. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

A edição de 2025 adota o tema nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, incentivando a reflexão dos jovens sobre segurança viária. Podem participar alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública estadual.

A secretária de Planejamento, Silvia Listgarten, destaca o papel educativo da ação. “Por meio da escrita, os estudantes são convidados a pensar sobre os riscos do excesso de velocidade, o respeito às leis e os impactos sociais de atitudes imprudentes. Formamos futuros condutores conscientes e mais responsáveis no trânsito”, afirma.

Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de MG, reforça: “Ao propor que os alunos escrevam sobre algo presente no dia a dia, promovemos responsabilidade, empatia e cidadania. Essa reflexão pode salvar vidas no futuro”.

Para a subsecretária da SEE-MG, Kellen Senra, iniciativas como essa são essenciais. “Integrar o tema da segurança viária ao ambiente escolar é fundamental na formação de cidadãos mais conscientes”, diz.

O concurso contempla três categorias: alunos do 6º e 7º anos, 8º e 9º anos e Ensino Médio. Não há necessidade de inscrição prévia. Todos os alunos regularmente matriculados no Simade e frequentes nas aulas estão automaticamente aptos a participar.

Cada escola fará a seleção dos textos que irão representar a instituição. A avaliação final será feita pela CET-MG. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com uma viagem Gastronômica e Cultural a Belo Horizonte.

O Movimento Maio Amarelo foi criado para alertar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A campanha de 2025 destaca a desaceleração como um gesto de cuidado e empatia, e propõe diversas ações em todo o estado, envolvendo escolas, entidades e a população.
Fonte: Agência Minas

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page