Minas Gerais registra aumento de 13% nos casos de violência contra idosos em 2025
gazetadevarginhasi
30 de jun.
1 min de leitura
Diariamente, 333 idosos são vítimas de violência em Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O levantamento mostra um crescimento preocupante: entre janeiro e abril de 2025, foram registradas 40.030 ocorrências, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 35.414 registros.
Esse avanço ocorre paralelamente ao processo de envelhecimento populacional no estado. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,6 milhões de mineiros têm 60 anos ou mais, representando 18% da população total do estado.
As projeções demográficas indicam que essa fatia vai crescer de forma significativa nas próximas décadas. A expectativa é que o percentual de idosos em Minas chegue a 25% até 2040 e 32% em 2060, refletindo uma transição demográfica acelerada que exige políticas públicas mais robustas para proteção e acolhimento da população idosa.
Os dados alarmantes reforçam a urgência de ações integradas entre o poder público, as famílias e a sociedade civil para combater a violência contra a pessoa idosa, que pode se manifestar de forma física, psicológica, financeira ou por negligência.
Comments