Montanha-Russa da Eutanásia: Um Projeto Controvertido sobre Morte e Design
Em alguns países, a eutanásia é uma opção legal, permitindo que as pessoas escolham o momento e a forma de sua morte, especialmente em casos de doenças incuráveis. Um engenheiro europeu propôs uma maneira inusitada de tornar esse processo mais "divertido": uma montanha-russa. Ele compartilhou suas razões para o design deste projeto. Conhecida como a "montanha-russa da eutanásia", a criação de Julijonas Urbonas, da Lituânia, é puramente teórica e não existe na prática. O conceito, desenvolvido em 2010, foi projetado para garantir que ninguém sobrevivesse à experiência, com movimentos intensos e extremados. O passeio comportaria até 24 pessoas, atingindo 358 km/h e uma altura de quase 500 metros.
“Durante o percurso, a pessoa seria submetida a intensos movimentos que induzem uma variedade de sensações, incluindo euforia, emoção, perda gradual de visão, desmaio e, eventualmente, a morte”, explicou Urbonas.
Em entrevista ao LAD Bible, Urbonas falou sobre o motivo por trás da criação desse "brinquedo". “A montanha-russa surgiu como parte de um experimento de design que explorava a versão mais extrema desse tipo de atração e suas possíveis aplicações”, disse ao Museu de Arte Moderna de Nova York. “Apenas coloco em questão o fato de que a eutanásia é legal em alguns lugares e é executada de forma bastante monótona. Propor uma morte voluntária 'humanitária' poderia ser uma experiência mais significativa, pessoal e até ritualística”, afirmou.
Urbonas esclareceu que não é contra nem a favor da eutanásia, deixando a conclusão aberta: “Cabe a cada um decidir se isso é uma proposta viável ou apenas uma ideia de ficção científica”.
Комментарии