top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Moraes determina investigação da PF sobre postagem de Flávio Bolsonaro contra Lula

  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para apurar se o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma publicação feita nas redes sociais. A decisão estabelece que a Polícia Federal conduza a investigação inicial do caso.

O magistrado ordenou o envio dos autos à Polícia Federal, que terá prazo de 60 dias para realizar as primeiras diligências. A medida foi adotada após representação da própria Polícia Federal, solicitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A apuração está relacionada a uma publicação feita por Flávio Bolsonaro no dia 3 de janeiro de 2026, na rede social X, antigo Twitter. No conteúdo, o senador associa imagens de Lula ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e faz afirmações sobre supostos crimes envolvendo o petista.

Na postagem, Flávio escreveu que “Lula será delatado” e mencionou acusações como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, além de eleições fraudadas. A publicação foi feita ao compartilhar uma notícia sobre a convocação de uma reunião de emergência por Lula após os Estados Unidos sequestrarem Maduro na Venezuela.

A Polícia Federal destacou que a manifestação ocorreu em ambiente virtual de amplo alcance, acessível a milhares de pessoas. Segundo o órgão, trata-se de uma publicação pública em que são imputados fatos criminosos ao presidente da República.

Além da abertura do inquérito, Alexandre de Moraes determinou a retirada do sigilo do processo. O ministro afirmou não identificar elementos que justificassem a restrição de publicidade, estabelecendo que o caso tramitará no âmbito do STF.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page