top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG entrega helicóptero e caminhão à Polícia Militar com recursos recuperados

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura
MPMG entrega helicóptero e caminhão à Polícia Militar com recursos recuperados
Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) formalizou, nesta terça-feira (3), a entrega de um helicóptero e de um caminhão-tanque abastecedor à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes da recuperação de ativos realizada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), além de valores oriundos de multas e indenizações decorrentes de crimes ambientais.

A aeronave e o veículo foram selecionados por meio da plataforma Semente e passam a integrar a estrutura do Comando de Aviação do Estado (Comave), ampliando a capacidade operacional da Polícia Militar em diferentes frentes de atuação.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a integração entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública. “Nós, como integrantes do sistema de segurança pública, temos que contribuir para que haja um reforço na atuação das forças de segurança e para que Minas Gerais progrida no combate à criminalidade, assim como também no salvamento de vidas e no auxílio das pessoas que necessitam de uma ação emergente do Estado”, afirmou.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), Janaína Dauro, ressaltou a relevância do trabalho conjunto das instituições que integram o Cira. Segundo ela, policiais militares e civis, a Secretaria de Estado de Fazenda e o MPMG atuam de forma integrada para devolver ao erário recursos desviados por sonegadores contumazes. "Essa força-tarefa mineira tem uma atuação muito contundente no combate às fraudes tributárias, à sonegação fiscal, a esquemas estruturados de ilícitos e, como fruto dessa atuação, além da punição dos envolvidos, nós buscamos a recuperação daqueles valores que foram de uma forma retirados da sociedade", disse.

Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Luciano Luz Badini Martins, enfatizou a destinação de recursos de compensação ambiental para o fortalecimento das instituições públicas. "Foram recursos significativos de medidas de compensação ambiental, essencialmente, indenização na ordem de 6,5 milhões de dólares. E esses recursos foram destinados a uma iniciativa que vai atender toda a população mineira", reforçou. "No entendimento do Ministério Público, as medidas de compensação devem reverter para ações de valia ao meio ambiente. Esse helicóptero é um helicóptero fantástico, de ponta, e que vai atender a atuação do Meio Ambiente, da Defesa Civil Estadual, enfim, uma série de ações que vão reverter benefícios diretos para a comunidade", complementou.

O governador Romeu Zema também destacou a parceria entre o Governo de Minas e o Ministério Público. "Minas Gerais tem avançado e muito nas ações em conjunto. Nossa parceria com o Ministério Público é de sucesso. Essas aeronaves vão fazer com que nossa Polícia Militar fique ainda mais forte, além de ajudar nos serviços ambientais e ações da Defesa Civil", comentou.

O helicóptero Airbus modelo H125, denominado Pégasus 25, teve custo aproximado de R$ 36,5 milhões. Já o caminhão-tanque abastecedor foi adquirido por mais de R$ 1,5 milhão.

Os novos equipamentos vão ampliar e qualificar a atuação da PMMG no policiamento ostensivo e ordinário, no apoio a operações especializadas, além de reforçar a proteção e fiscalização ambiental, o combate a incêndios florestais, a resposta a emergências ambientais e ações de Defesa Civil, como resgates e transporte de pacientes, suprimentos e órgãos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Frederico Otoni Garcia, destacou a importância da entrega. “Nós temos uma divisão territorial, na qual outras aeronaves da Polícia Militar ficam disponíveis em vários lugares do estado. Essa entrega será essencial para garantirmos ainda mais segurança e comodidade aos mineiros”, declarou.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page