Médico da Unimed Varginha realiza cirurgia oncológica inovadora
gazetadevarginhasi
23 de set. de 2023
2 min de leitura
No último mês de agosto, um paciente de Varginha diagnosticado com um tumor cerebral foi submetido a uma microcirurgia rara no Sul de Minas. Isso porque a equipe liderada pelo neurocirurgião, Dr. Lucas Silva, realizou a ressecção de tumor cerebral enquanto o paciente se manteve acordado.
A anestesia e sedação total do paciente em casos cirúrgicos é o mais comum em centros assistenciais. Mas, com o avanço da tecnologia médica e a capacitação dos profissionais, a técnica utilizada nesse paciente pode se tornar uma nova realidade na região. O paciente além de permanecer consciente deve interagir com a equipe, participando de forma ativa do procedimento.
O médico explica: “As funções cerebrais são monitoradas em tempo real. Uma das principais funções que buscamos avaliar, durante a cirurgia, é a parte de linguagem. Dessa forma, o paciente permanece conversando com equipe, fazendo testes específicos enquanto o cirurgião procede com a ressecção do tumor. Se houver alguma alteração nos testes intraoperatórios, isso indica para equipe se estamos próximos de áreas que não podem ser ressecadas”.
Uma das indicações para a realização da cirurgia com o paciente acordado é para cumprir o objetivo de ressecção da maior área possível atingida pelo tumor. “Podemos avaliar que a cirurgia foi um sucesso, está tendo uma ótima evolução pós-operatória. Sem déficits neurológicos. Já retornou no consultório e se sentindo cada dia melhor. E segue em acompanhamento agora com exames pós-operatórios”, finaliza o médico.
E se em uma cirurgia consciente é possível sentir dor? O paciente responde: “Eu não senti nada, nem na hora que estava acordado. Eu não me lembro deste momento todo, mas o médico disse que eu ajudei bastante na questão da operação”.
O procedimento ocorreu no Hospital Humanitas Unimed e contou com a seguinte equipe técnica: Dr. Lucas Silva, Neurocirurgião; Dr. Elzo Viegas - Neurocirurgião de Lavras que veio auxiliar na cirurgia; Dr. Alexandre Mota – Anestesista; Dra. Francesca - Neurologista responsável pela monitorização durante a cirurgia e Michele Paixão – Instrumentadora.
Comentários