Nova Casa de Semiliberdade reforça rede de ressocialização juvenil no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
há 3 dias
1 min de leitura
Divulgação Fotos: Fábio Costa
O Governo de Minas Gerais inaugurou, nesta terça-feira (29/4), a nova Casa de Semiliberdade de Lavras, no Sul de Minas, destinada ao acolhimento de adolescentes do sexo masculino envolvidos em atos infracionais. O espaço, estruturado com investimento de R$ 423 mil, tem capacidade para receber até 20 jovens e será gerido pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
A unidade foi equipada com quatro quartos, biblioteca, sala de estudos e informática, além de ambientes destinados a atividades socioeducativas, como o núcleo de práticas restaurativas e um espaço multiuso. A proposta é oferecer um ambiente que favoreça o processo de ressocialização dos adolescentes.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a unidade é um marco para o modelo de atendimento mais humanizado. “Isso reafirma o compromisso do Governo de Minas em oferecer um atendimento mais digno e humanizado aos adolescentes, buscando oferecer todo o apoio necessário para sua ressocialização”, afirmou.
A medida de semiliberdade permite que o jovem permaneça em convívio familiar e comunitário, frequentando a escola e sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Ela pode ser aplicada diretamente pela Justiça ou servir como etapa de transição para o meio aberto.
Com a inauguração da unidade em Lavras, o estado passa a contar com 16 casas de Semiliberdade. Essas instituições operam em parceria com a organização social PEMSE (Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas).
Kommentare