Nova Lima inaugura primeira unidade do projeto “Escola Modelo” com foco em inclusão e tecnologia
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, inaugurou nesse domingo (9) a primeira unidade do projeto “Escola Modelo”. A Escola Municipal Carlos Henrique Roscoe, localizada no bairro Retiro, recebeu cerca de R$ 5 milhões em investimentos para atender estudantes neurodivergentes e Pessoas com Deficiência (PcDs), com capacidade para até 90 alunos.
O novo espaço conta com uma sala multidisciplinar IUP6D, equipada com tecnologias que controlam estímulos visuais, auditivos e táteis, oferecendo experiências sensoriais em 3D e 4D. O ambiente foi certificado pela Neurobrinq e conta com profissionais capacitados para utilizar os recursos pedagógicos e tecnológicos voltados ao desenvolvimento dos estudantes.
Segundo o prefeito João Marcelo (Cidadania), o projeto representa uma conquista coletiva. “A gente está entregando uma reforma que foi muito desejada, mas que vem com todo um processo de reestruturação que se iniciou na nossa rede municipal por meio do projeto Escola Modelo, que é a parceria público-privada da prefeitura”, destacou.
A Escola Carlos Henrique Roscoe servirá de referência para toda a rede municipal, que deve adotar a mesma metodologia. A partir de 2026, a unidade atenderá alunos da primeira infância e contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e neuropsicopedagogos.
O projeto prevê ainda a construção de cinco novas escolas nos bairros Fazenda do Benito, Barra do Céu, Cristais, Santa Rita e Jardim Canadá, além da reforma e ampliação de outras 28 unidades escolares.