top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

O Banco Central lançou uma moeda comemorativa em celebração aos 200 anos da Constituição de 1824.

Imagem: Raphael Ribeiro - 11.abr.2024/Banco Central do Brasil/Divulgação
Na quinta-feira passada, dia 11, os admiradores puderam começar a adquirir uma moeda de prata em homenagem a esse momento histórico. Feita de prata, a moeda tem um valor nominal de R$ 5, porém está sendo vendida por R$ 440.

As vendas ocorrerão exclusivamente através do site do Clube da Medalha, administrado pela Casa da Moeda. O Banco Central informou que inicialmente serão produzidas 3 mil unidades, podendo esse número aumentar para até 10 mil dependendo da demanda.

O anverso da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto, com suas páginas retratadas em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito evocam a forma como o livro foi redigido há dois séculos. É a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.

No reverso, é mostrado o prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, com suas duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, simboliza o Poder Legislativo bicameral, conforme proposto na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e senadores, que constituíam a Assembleia Geral.

O lançamento da moeda comemorativa ocorreu em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e da própria Câmara.

Constituição outorgada A Constituição de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I, diante da falta de consenso na Assembleia Constituinte do ano anterior. Esta foi a Constituição mais duradoura da história do Brasil, permanecendo em vigor por 65 anos. Ao outorgar a Constituição, o monarca impôs sua vontade e estabeleceu quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, este último representado pelo próprio imperador e com poderes acima dos demais. Com atribuições diversas e amplos poderes concedidos ao imperador, a Constituição estabeleceu uma monarquia hereditária.
Fonte: Dgencia Brasil

Comments


bottom of page