Lula diz que traficantes ‘também são vítimas dos usuários’ ao criticar ações dos EUA na Venezuela
gazetadevarginhasi
24 de out. de 2025
1 min de leitura
fonte: o tempo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24/10), em Jacarta, Indonésia, que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários”, ao comentar a ofensiva militar do governo dos Estados Unidos contra embarcações no litoral da Venezuela.
“Todo mundo, quando a gente fala em combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou Lula durante coletiva de imprensa na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O presidente criticou ações do governo Donald Trump no Mar do Caribe e disse que pretende abordar o tema na reunião com o líder americano, marcada para domingo (26/10) em Kuala Lampur, Malásia. “O mínimo que se espera de um chefe de Estado é prender, julgar e punir de acordo com a lei, não matar as pessoas”, afirmou.
Lula defende que não haja intervenções estrangeiras na América Latina e que “não se combate o crime invadindo o território dos outros”. Segundo ele, desrespeitar a soberania nacional transformaria o mundo em “uma terra sem lei”.
O governo dos EUA acusa o presidente venezuelano Nicolás Maduro de liderar o Cartel de los Soles e anunciou recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua captura. A Venezuela classifica as acusações como tentativa de promover “mudança de regime” e assumir controle das reservas de petróleo do país.
Comentários