top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Firewall: Ministério Público apreende equipamentos de grupo criminoso de golpes digitais

  • gazetadevarginhasi
  • há 21 horas
  • 1 min de leitura
Operação Firewall: Ministério Público apreende equipamentos de grupo criminoso de golpes digitais
Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), deflagrou nesta quinta-feira (5/2) a segunda fase da Operação Firewall, em São Paulo. A ação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos de comandar o recrutamento de pessoas para a prática de crimes cibernéticos.

A operação contou com a cooperação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Cyber Gaeco, além da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas e Polícia Militar de São Paulo. Durante as diligências, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos e materiais informáticos em cinco residências, quatro delas localizadas em um mesmo condomínio, onde funcionava uma central de golpes que foi desmantelada.

Entre os objetos recolhidos estavam 15 celulares, dois notebooks, um dispositivo de armazenamento NVMe de 512GB, um relógio inteligente, cartões de crédito, documentos diversos, um caderno de anotações, uma máquina de contagem de cédulas e um Registro Geral (RG) falso.

Nesta etapa, nenhuma prisão foi realizada. Na fase anterior da operação, o Gaeciber investigou um esquema de furtos mediante fraude que vitimou idosos em Belo Horizonte, usando técnicas de falsificação de dados telefônicos para induzir vítimas a fornecerem senhas e informações bancárias.

O material apreendido em São Paulo será analisado para detalhar a estrutura da organização e identificar outros envolvidos na prática dos crimes cibernéticos.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page